Quem foi Ana na Bíblia Sagrada? Ana surge na Bíblia Sagrada, no primeiro livro de Samuel no antigo testamento. Ana era a esposa de Elcana, e ficou conhecida como uma mulher de Fé, pois era estéril, este foi sem dúvida um período de grande angústia por não conseguir ser mãe. Através da sua oração Deus abre a sua madre e concede a Ana um filho, ao qual lhe deu o nome de Samuel.
Significado do Nome Ana: Ana: Significa “graciosa” ou “cheia de graça”. O nome Ana vem do original em hebraico Hannah, mais tarde do latim Anna, que quer dizer “graciosa, cheia de graça”.
1 Samuel 1:4 E sucedeu que no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas.
Ana era esposa de Elcana e esta não podia gerar filhos, mas Penina que também era esposa De Elcana, embora Ana fosse a esposa favorita de Elcana notamos claramente que o convívio dentro daquela família, pois pelo fato de Penina poder gerar filhos Penina estava constantemente a provocar e irritar Ana.
1 Samuel 1:6 – E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o Senhor lhe tinha cerrado a madre.
Elcana era o chefe da família, ele era um Levita da linhagem de coach, mas que não estava na linhagem sacerdotal. Elcana vivia em Ramá, uma região montanhosa de Efraim. Era um homem temente a Deus. Elcana viajava regularmente a Siló para adorar o Senhor, pois ainda no tempo de Josué, o tabernáculo ficava naquele lugar.
A rivalidade dentro do Lar de Elcana era constante Ospina humilhava a Ana, pois ela tinha filhos e Ana não, Ana sofria com as contas de Penina e estas situações fizeram com que Ana ficasse profundamente angustiada e por isso ela chorava e vivia amargurada.
1 Samuel 1:4,5 – E sucedeu que no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas.
Porém a Ana dava uma parte excelente porque amava a Ana, embora o Senhor lhe tivesse cerrado a madre.
O amor que Elcana tinha por Ana era tão grande que nem mesmo Deus havendo cercado a sua Madre, Elcana ainda dava uma parte especial a Ana. Assim fazia ele de ano em ano e sempre que subiam à casa do Senhor.
Samuel da escreve Elcana como um marido muito atencioso: 1 Samuel 1:8 – Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?
Em uma dessas jornadas que Elcana realizava com sua família até siló para cultuar ao senhor, Ana foi até a porta do tabernáculo e a bíblia diz que: Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o Senhor, Eli observou a sua boca. – 1 Samuel 1:10-12
O Sacerdote Eli ques estava a observava ele havia reparado que Ana só movimentava os lábios que de boca não saía nenhuma voz audível, O Sacerdote Eli então conclui que Ana estava embriagada e a perguntar a Ana até quando ficará embriagada e a aconselha para que ela ficasse longe do Vinho.
1 Samuel 1:15-17 – Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR.
Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora.
Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.
Ao sair do templo, o semblante de Ana já não era mais triste. Depois que Elcana retorna para Ramar a Bíblia diz que o senhor se lembrou de Ana.
1 Samuel 1:19,20- E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o Senhor se lembrou dela. E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.
Ainda pequeno, Ana entrega Samuel no tabernáculo aos cuidados de Eli, cumprindo assim o voto que havia feito com Deus. Todos os anos quando ia adorar em Siló, Ana leva uma roupa nova para Samuel.
Samuel foi um dos homens mais notáveis da Bíblia, é citado no livro do profeta Jeremias, através de Samuel o Senhor unge os dois primeiros Reis de Israel, Saul e Davi.
Milagre não para apenas com o nascimento de Samuel, mas após o seu nascimento, Ana se tornou mãe de mais cinco filhos, sendo três homens e duas mulheres.
Agora podemos observar aquela que vivia amargurada e triste, agora canta cânticos de louvores a Deus, cânticos de ação de graças ao Senhor
1 Samuel 2:1-10 – Então orou Ana, e disse: O meu coração exulta ao SENHOR, o meu poder está exaltado no SENHOR; a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação.
Não há santo como o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus.
Não multipliqueis palavras de altivez, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o Senhor é o Deus de conhecimento, e por ele são as obras pesadas na balança.
O arco dos fortes foi quebrado, e os que tropeçavam foram cingidos de força.
Os fartos se alugaram por pão, e cessaram os famintos; até a estéril deu à luz sete filhos, e a que tinha muitos filhos enfraqueceu.
O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.
O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.
Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do Senhor são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo.
Os pés dos seus santos guardará, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas; porque o homem não prevalecerá pela força.
Os que contendem com o Senhor serão quebrantados, desde os céus trovejará sobre eles; o Senhor julgará as extremidades da terra; e dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido.
O milagre Ana, foi Samuel, quem ungiu o jovem Davi da tribo de Judá a rei de Israel, e foi da linhagem de Davi que muito tempo depois se levantou Jesus, aquele em quem se cumprir todas as promessas de salvação, o ungido do Senhor, o rei dos reis, Jesus Cristo o filho de Deus.