Filipenses 4:6 é um versículo que fala sobre a importância da oração e da comunhão com Deus. O versículo diz: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, em todas as coisas, mediante a oração e súplica, com ação de graças, vossas petições sejam feitas a conhecimento de Deus”.
Este versículo nos ensina que devemos orar em todos os momentos e não somente quando estamos passando por problemas ou dificuldades. Precisamos estar em constante comunhão com Deus, buscando a Sua face e dando graças a Ele pelas coisas boas que tem feito em nossas vidas.
Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 1 Tessalonicenses 5:18
A oração é um dos meios pelos quais podemos expressar nossos desejos e necessidades a Deus. Quando oramos, estamos fazendo um pacto com Deus de que estamos dispostos a obedecê-Lo e seguir a Sua vontade. Deus sempre nos ouve e responde às nossas orações de acordo com Sua vontade e perfeito plano para a nossa vida.
A oração também nos ajuda a manter um coração humilde e submisso a Deus. Quando estamos orando, reconhecemos que somos dependentes dele e que precisamos da Sua ajuda em todas as áreas de nossas vidas. Isso nos leva a uma vida de gratidão e adoração, pois reconhecemos que tudo o que temos vem dele.
Ele atenderá à oração do desamparado, e não desprezará a sua oração. Salmos 102:17
Portanto, o versículo nos ensina que devemos buscar a face de Deus em todas as coisas, orando e dando graças a Ele pelas bênçãos que tem derramado sobre nós.
Não andeis ansiosos por coisa alguma: A ansiedade pode ser uma doença do século 21. Com todas as nossas responsabilidades e problemas, é fácil deixar que a ansiedade assuma o controle de nossas vidas. A Palavra de Deus, no entanto, nos chama a deixar de lado a ansiedade e a confiar em Deus.
O que é ansiedade?
A ansiedade pode ser definida como um sentimento de medo, preocupação ou ansiedade em relação a um evento futuro ou incerto.
Mateus 6:26-30 – Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
A ansiedade pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo problemas financeiros, problemas de saúde, estresse no trabalho ou em casa, ou preocupações com os filhos. A ansiedade também pode ser causada por eventos traumáticos ou estressantes no passado que ainda estão afetando a pessoa.
Por que a ansiedade é um problema?
A ansiedade pode se tornar um problema quando ela começa a interferir na vida diária da pessoa. A ansiedade pode causar problemas no trabalho, nas relações, na saúde física e mental, e até mesmo nos hábitos de sono. A ansiedade pode ser tão intensa que a pessoa pode evitar situações que podem desencadear um ataque de ansiedade.
Mateus 11:28-30 – Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Como a Bíblia fala sobre a ansiedade?
A Bíblia fala sobre a ansiedade em vários lugares. Em Mateus 6:25-34, Jesus fala sobre o perigo da ansiedade, dizendo: “Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”.
Em Lucas 12:22-34, Jesus fala sobre a ansiedade de uma maneira um pouco diferente, dizendo: “Então disse Jesus aos seus discípulos: Portanto, eu vos digo: Não vos inquieteis por vossa vida, quanto ao que haveis de comer; nem pelo corpo, quanto ao que haveis de vestir. A vida é mais do que o mantimento, e o corpo é mais do que o vestuário. Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam; e que não têm despensa nem celeiro; e Deus os alimenta. Quantos de vós, porventura, pela vossa ansiedade, podeis acrescentar um só côvado ao vosso estatura? E pelo vestuário, por que vos inquietais? Considerai os lírios do campo, como eles crescem; eles nem trabalham nem fiam; E, todavia, eu vos digo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu assim como um deles. Se Deus, pois, veste assim a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no fogo, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que havemos de nos vestir? Porque os Gentios procuram todas essas coisas; mas vosso Pai celestial bem sabe que haveis de necessitar de todas elas. Buscai, pois, primeiramente o seu reino e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”.
Como podemos superar a ansiedade?
A Bíblia nos dá algumas dicas sobre como superar a ansiedade. Em Mateus 6:25-34, Jesus nos ensina a não nos preocuparmos com as coisas materiais da vida, dizendo: E disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis. Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes. Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves? E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura? Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas. Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino. Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói. Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.
A ansiedade pode ser um problema sério, mas a Bíblia nos dá algumas maneiras de superar esse problema. Podemos superar a ansiedade, buscando primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e confiando em Deus para cuidar de todas as nossas necessidades.