Quando falamos de confiança em Deus, paramos, meditamos e chegamos a um único denominador comum, onde a pergunta que fazemos a nós mesmos é: em quem confiarei? Antes de falarmos sobre confiança, precisamos saber qual é o seu real significado. Confiança significa: crença de que algo não falhará, de que é bem-feito ou forte o suficiente para cumprir sua função. Entendemos que confiar em Deus é saber que Ele jamais falhará. É confiar na sua grandeza e no seu poder para cumprir os seus projetos e propósitos sobre nossas vidas.
E esta é a confiança que temos nele: que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. (1 João 5:14)
Quando nos aproximamos de Deus, temos dentro do nosso coração a confiança que nos faz acreditar que tudo quanto pedirmos será atendido de acordo com a vontade de Deus e que ele sempre nos ouvirá. A confiança no Senhor nos torna íntimos a ponto de contarmos a Deus todos os nossos segredos, as nossas dificuldades, e nos aproximamos cada vez mais Dele. À medida que nós nos aproximamos de Deus, também Ele se aproxima de nós. Devemos compreender que quanto mais nos achegamos a Deus, mais Deus se revela, nos mostrando o seu amor, o seu carinho e a sua misericórdia para nossas vidas.
As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. (Lamentações 3:22,23)
Deus é o único em que podemos depositar inteiramente nossa confiança, pois nele não há mentira, não há falsidade, ou seja, Deus não retrocede naquilo que Ele prometeu.
Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? (Números 23:19)
Quando levantamos nossas mãos para aceitar a Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, aprendemos que devemos contar para Deus todos os nossos segredos. Contamos tudo que está guardado internamente dentro dos nossos corações. Segredos esses que muitas vezes o amigo mais íntimo desconhece, mas Deus, o amigo fiel, nos ouve, nos aconselha, nos ensina, não nos julga, mas com um amor tão grande Ele honra a nossa confiança nele. Jamais devemos confiar apenas em nós, pois é necessário que venhamos confiar em Deus e em suas orientações divinas para podermos vivenciar o melhor de Deus.
Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. (Provérbios 3:5-6)
A confiança em Deus nos faz caminhar por caminhos em que jamais imaginamos caminhar. Deus consegue endireitar veredas, Deus consegue transformar aquele(a) que estava perdido na sociedade, transformar o homem mais perigoso da terra em um pregador do evangelho. Deus pega um morador de rua e faz dele um pregador do evangelho, Deus consegue transformar aqueles que não tinham valor para a sociedade. Precisamos aprender a confiar em Deus, precisamos aprender a esperar o tempo de Deus nos responder.
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. (Eclesiastes 3:1)
Compreendemos que confiar no Senhor está diretamente ligado a esperar, pois nem sempre Deus irá responder no exato momento em que pedimos. Existem situações em que Deus apenas nos concederá o que pedimos quando ele entender que estamos aptos a receber. Bênçãos concedidas no momento errado se transformam em uma grande maldição, ocasionando a morte física e espiritual, pois não era o momento. Confiar em Deus é entender que existe um tempo para a bênção chegar sobre nossas vidas. É compreender que existe o momento certo para podermos viver experiências com o Senhor.
E os que conhecem o teu nome em ti confiam, pois tu, SENHOR, nunca desamparas os que te buscam. (Salmos 9:10)
Confiar em Deus é saber que há tempo de experimentarmos os diversos cenários que Deus possui preparado para nossas vidas. Quando aceitamos Jesus Cristo, conhecemos o seu poder e sua grandeza e, através das experiências que vivenciamos no dia a dia com Deus, compreendemos que o Senhor jamais nos abandona, independente do cenário que estejamos vivendo. Por isso, não importa o que você esteja vivenciando hoje. Apenas confie e veja o que Deus fará na sua vida, na sua casa, na sua história.