E tudo o que pedirdes em oração, crendo, recebereis. (Mateus 21:22)
O Que é a Oração?
A oração é a forma de comunicação utilizada entre os crentes e o Senhor. Podemos encontrar diversos derivados da palavra oração na Bíblia Sagrada.
Eu te invoquei, ó Deus, pois me queres ouvir; inclina para mim os teus ouvidos, e escuta as minhas palavras. (Salmos 17:6) Invocar a Deus.
E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do Senhor. (Gênesis 4:26) Invocar o nome do Senhor.
Com a minha voz clamei ao Senhor, e ouviu-me desde o seu santo monte. (Salmos 3:4) Clamar ao Senhor.
A ti, Senhor, levanto a minha alma. (Salmos 25:1) Levantar nossa alma ao Senhor.
Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. (Isaías 55:6) Buscar ao Senhor.
Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. (Hebreus 4:16) Aproximar-se do trono da graça com confiança.
Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa. (Hebreus 10:22) Chegar perto de Deus.
Talvez muitos não saibam, mas a Bíblia nos ensina que existem motivos para realizarmos uma oração. Um dos principais motivos pelos quais realizamos uma oração é pelo fato de que a oração é uma ordenança de Deus. Ou seja, Deus ordena que o cristão viva em oração.
A Oração como Ordenança de Deus
A primeira ordenança de Deus é para que o crente ore. O mandamento para orarmos pode ser encontrado nas Escrituras.
Buscai ao Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente. (1 Crônicas 16:11) Devemos estar constantemente buscando a Deus e pedindo forças para enfrentarmos toda e qualquer dificuldade que venhamos a encontrar na caminhada cristã. O cristão deve estar continuamente diante da presença de Deus, pois a oração é a comunicação entre o crente e Deus.
Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. (Isaías 55:6)
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. (Mateus 26:41) O próprio Senhor Jesus nos ensina isso.
O Senhor Deus se comunica com o cristão através da oração, pois apenas por intermédio da oração mantemos o nosso relacionamento com Deus. Bênçãos, bem como o cumprimento das promessas de Deus, serão derramadas apenas sobre a vida de quem busca a Deus em oração.
Jesus, quando prometeu o derramamento do Espírito Santo, ensinou que para que isso acontecesse era necessário que todos estivessem em constante oração no cenáculo até o Espírito Santo ser derramado com poder no dia de Pentecostes.
Quando se cumpriu o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um som como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. Apareceram, então, línguas como de fogo, que se distribuíram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. (Atos 2:1-4)
Devemos estar em constante oração, sabendo que nem sempre receberemos de imediato aquilo que buscamos. Pois é de extrema necessidade que venhamos a insistir em oração para que Deus possa atender ao nosso pedido.
Todo e qualquer cristão que persevera em oração recebe, pois a Palavra de Deus diz sobre a parábola do amigo importuno e a promessa de pedir, buscar e bater.
E eu vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque todo o que pede recebe; e o que busca acha; e a quem bate abrir-se-á. (Lucas 11:5-13)
O apóstolo Paulo frequentemente pedia oração em seu próprio favor, sabendo que seu ministério não prosperaria sem as orações de seus irmãos em Cristo.
E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus. (Romanos 15:30)
Podemos aqui compreender que, para o crescimento do reino e para que os propósitos de Deus tomem existência na terra, é necessário que o cristão venha viver uma vida de constante oração, intercedendo a Deus pela manifestação do poder de Deus na Terra.
Devemos constantemente orar a Deus, pedindo para que os seus propósitos venham a ser realizados neste mundo. Devemos estar em constante oração por aqueles que estão no campo pregando o evangelho e pelas igrejas que estão abertas anunciando a volta do Senhor Jesus Cristo.
Tiago nos ensina que podemos receber a cura através da oração realizada com fé no nome do Senhor Jesus. Deus ainda cura nos dias de hoje, mas temos que compreender que existe o nosso grau de fé e acreditar que Deus vai nos curar, atrelado à vontade de Deus em realizar tal milagre.
E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. (Tiago 5:15)
E ainda que venhamos a realizar uma oração em prol da cura física e mesmo que não venhamos a receber a cura de imediato, devemos perseverar em oração, acreditando que, no tempo oportuno, Deus irá intervir concedendo o desejo do nosso coração.
Requisitos da Oração Eficaz
O primeiro requisito da oração eficaz é a fé, pois como bem sabemos, nossas orações jamais serão atendidas sem que haja fé em nossos corações. O próprio Senhor Jesus declarou abertamente:
Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis. (Marcos 11:24)
Jesus está dizendo que, quando acreditamos que já recebemos aquilo que ainda estamos a pedir, qualquer coisa que pedirmos em oração nos será concedida. O segredo está em confiarmos primeiro e pedir a Deus com a certeza de que Ele está pronto a atender a oração que será realizada.
E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. (Marcos 9:23)
Devemos nos achegar a Deus com o coração verdadeiro, um coração que tenha a plena certeza e convicção da fé, pois sem fé se torna impossível agradar e receber algo da parte de Deus.
Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa. (Hebreus 10:22)
Toda oração deve ser feita em nome de Jesus.
E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. (João 14:13-14)
Aqui compreendemos que toda oração deve ser realizada em harmonia com a pessoa, caráter e vontade do Senhor Jesus.
A oração só poderá ser eficaz se realizada segundo a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Por este motivo, temos a oração modelo deixada por nosso Senhor Jesus, o Pai Nosso, que confirma esse fato: “Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mateus 6:10).
Devemos orar segundo a vontade de Deus, bem como devemos estar dentro da vontade de Deus, para que a oração seja ouvida e atendida por Deus.
Princípios e Métodos Bíblicos da Oração Eficaz
Para que possamos orar com eficácia, devemos primeiramente louvar e adorar a Deus com sinceridade. É necessário que seja realizada uma confissão sincera de pecados conhecidos, vital à oração da fé. É necessário que venhamos a pedir de acordo com as nossas necessidades. Devemos interceder de coração uns pelos outros, com a oração intercessora.
Podemos orar de diversas formas: em silêncio, em voz alta ou clamando, utilizando nossas próprias palavras ou até mesmo fazendo uso de palavras diretas da Bíblia. Podemos orar mentalmente e também podemos orar através do Espírito. Também é possível orar através de gemidos, sem usar qualquer palavra humana, e por fim podemos orar através de cânticos ao Senhor.
Qual Posição Apropriada para a Oração?
Existem as mais variadas formas de nos posicionarmos para orar. Na Bíblia Sagrada, podemos ver que inúmeras pessoas oraram em posições diferentes: em pé, sentados, de joelhos, acamados, curvados até o chão, prostrados no chão e de mãos estendidas aos céus. Ou seja, o que importa é entrarmos diante da presença de Deus através da oração. Nada nos impede de orarmos, a não ser nós mesmos.
E podemos resumir que a igreja depende da oração de cada um de nós, e cada um de nós depende da oração uns dos outros. Devemos estar constantemente intercedendo a Deus, por nós e para o crescimento do reino de Deus. A oração gera intimidade com Deus. Ela é a única chave que temos para tornar aquilo que é invisível em visível. A oração é a única forma que temos para dialogar com Deus e, da mesma forma, ouvi-lo falar conosco.