Quem nunca ouviu falar em Deus e no diabo? Deus está presente desde a criação do universo. Deus se apresenta ainda no livro de Gênesis como o Criador do universo. Nos primeiros capítulos, vemos um Deus organizado que, a cada dia, cria algo que hoje conhecemos como o universo e tudo que nele existe.
Deus é aquele que cria, mas que não foi criado. Deus se apresenta na Bíblia Sagrada como o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Em um momento da história, surge alguém chamado Lúcifer. Este não nasceu para ser o diabo, mas para ser um querubim. Contudo, desejou ser adorado como Deus. Lúcifer foi banido dos céus para um lugar chamado inferno.
Aqui começamos o nosso estudo de hoje, onde iremos refletir: afinal de contas, a quem temos escolhido servir?
Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor. Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor. Então respondeu o povo, e disse: Nunca nos aconteça que deixemos ao Senhor para servirmos a outros deuses; (Josué 24:14-16)
Quem é Deus?
Deus se apresenta como Criador e controlador de tudo que há no universo. Quando Ele começa o processo da criação, Deus em tudo abençoa. Deus é Pai, é Filho e é o Espírito Santo. Quem criou Deus? Ninguém O criou. Antes mesmo da fundação do mundo, Deus já existia.
Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é. (Deuteronômio 32:4)
Quem é o Diabo?
Muitos o conhecem como diabo, mas Lúcifer foi um querubim criado por Deus. Antes de sua queda, Lúcifer era um anjo poderoso e belo, conhecido pela sua luz.
Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. (Ezequiel 28:13-14)
As suas roupas eram enfeitadas com todas as pedras preciosas e todas trabalhadas com cuidado para Lúcifer sobre o ouro mais puro. Foram-lhe entregues no dia em que ele foi criado. Lúcifer foi ungido como querubim guardião e tinha acesso ao monte santo de Deus e andava entre as pedras cintilantes.
Este querubim desejou ser maior que Deus e, em seu coração, desejava atacar a autoridade de Deus, tomando o Seu lugar. Isso foi muito grave e, por isso, foi castigado. De querubim ungido por Deus, Lúcifer se tornou o criador de uma rebelião, onde conseguiu juntar do seu lado um terço dos anjos que estavam no céu.
Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo. (Isaías 14:12-15)
O coração de Lúcifer se encheu de orgulho por causa de sua beleza. Sua sabedoria se corrompeu por causa de seu esplendor e, por isso, Deus o atirou à terra.
Como Deus Entra na Vida do Ser Humano?
Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei até ele, e com ele cearei, e ele comigo. (Apocalipse 3:20)
Preste atenção! Estou à porta e bato. Se você ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei e, juntos, faremos uma refeição, como amigos.
Como o Diabo Entra na Vida do Ser Humano?
E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má. (Mateus 12:43-45)
A vida do ser humano consiste em apenas duas formas: ou servimos a Deus, ou servimos ao diabo. O ser humano pode escolher obedecer a Deus, obedecendo e seguindo a Sua Palavra, ou vive em uma vida sem compromisso com Deus e vivendo segundo suas próprias vontades e deleites.
Qual o Propósito de Deus?
Assim, também, não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca. (Mateus 18:14)
Mesmo após a queda do homem no Jardim do Éden, Deus ainda deseja que o homem seja salvo. Deus não se alegra que o homem vá para o inferno, mas as escolhas do homem o conduzem ao inferno, pois muitas vezes suas escolhas são contrárias à vontade de Deus.
Qual o Propósito do Diabo?
Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão bramando, buscando a quem possa tragar; (1 Pedro 5:8)
Todos os dias, o diabo deseja levar alguém para o inferno. O inimigo induz, de diversas formas, as pessoas a saírem da presença de Deus. E quando estamos fora das vontades de Deus, a Palavra de Deus diz que há apenas uma sentença:
Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; (Mateus 25:41)
Deus promete ao homem viver eternamente em um lugar de paz e felicidade, onde as velhas coisas já passaram. O diabo deseja que o homem viva aqui uma falsa felicidade, gozando de todos os deleites e vontades da carne, pois o que aguarda o homem é uma eternidade onde o fogo nunca se apaga e o bicho nunca morre.
E você, já escolheu hoje a quem vai servir?