O amor é um dos temas mais abordados na Bíblia, e é frequentemente associado a Deus. Conforme a Escritura, Deus é amor e tem um amor incondicional por cada um de nós. Aqui estão 20 versículos bíblicos que destacam o amor de Deus e o nosso chamado para amarmos uns aos outros.
João 3:16 – “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
1 João 4:8 – “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.”
Romanos 5:8 – “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.”
1 Coríntios 13:4-7 – “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
Gálatas 5:22-23 – “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.”
1 João 4:19 – “Nós o amamos porque ele nos amou primeiro.”
1 Coríntios 16:14 – “Todas as vossas coisas sejam feitas com amor.”
João 15:13 – “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.”
1 João 4:10 – “Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.”
Colossenses 3:12-14 – “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.”
Efésios 5:25 – “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela.”
1 João 3:16-18 – “Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos. Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.”
1 Tessalonicenses 3:12 – “E o Senhor vos aumente, e faça crescer em amor uns para com os outros, e para com todos, como também o fazemos para convosco;”
Tiago 2:8 – “Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.”
1 Pedro 4:8 – “Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados.”
1 Coríntios 13:13 – “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.”
Colossenses 3:23-24 – “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.”
João 13:34-35 – “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.”
Mateus 22:37-40 – “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”
Romanos 12:9-10 – “O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.”
Os textos bíblicos acima mostram claramente a importância do amor na vida cristã. Deus nos chama a amar a Ele acima de tudo e a amar uns aos outros como a nós mesmos. O amor é o elo perfeito que une a comunidade cristã e cobre muitas ofensas. Devemos praticar o amor através de nossas ações e atitudes, assim como Jesus nos amou e se entregou por nós. O amor é uma parte fundamental da fé cristã e deve ser cultivado e nutrido diariamente.