Serviremos a Deus não apenas para dizer que somos cristãos ou porque frequentamos uma igreja. Servimos a Deus porque o nosso desejo é alcançar o reino dos céus por intermédio de Cristo Jesus! Afinal, o que é servir? Segundo o dicionário, servir significa trabalhar em favor de alguém. Quando servimos a Deus, estamos nos colocando à disposição para o crescimento do reino. Fazendo com que a vontade do Senhor seja estabelecida na terra, trazendo à existência os propósitos de Deus.
Servir a Deus significa estar disposto a cumprir o seu querer e a sua vontade, matar o eu e viver a vontade de Deus.
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. (Gálatas 2:20)
Servir a Deus é renunciar às nossas vontades, mortificar nossos desejos, para que a vontade de Deus seja realizada de forma plena em nossa vida. Deus entregou o seu próprio Filho, para que todo aquele que nele cresse não perecesse, mas tivesse a vida eterna. Jesus Cristo se entrega de forma plena ao propósito do Pai. Jesus Cristo se coloca como o verdadeiro exemplo do servo fiel, obediente e temente ao seu Senhor.
Jesus Cristo: O Caminho, a Verdade e a Vida
Ao falar sobre o caminho que conduz à salvação, podemos observar que o próprio Senhor Jesus Cristo se define como o único caminho para alcançarmos a salvação.
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:6)
Jesus Cristo se descreve como três pilares importantíssimos para que possamos alcançar o reino dos céus. Dentro desses três pilares, iremos descrever cada um e compreenderemos como se torna possível alcançar a salvação através de Cristo Jesus.
Jesus Cristo É o Caminho
Caminho significa: meio de alcançar um resultado; direção. Então, compreenderemos que Jesus Cristo é a única direção que devemos tomar para que possamos alcançar a nossa salvação. Apenas Jesus Cristo poderá fazer a igreja alcançar o seu resultado, que é a salvação.
Jesus Cristo É a Verdade
Verdade significa: circunstância, objeto ou fato; realidade. Não existe outra verdade além da que Jesus nos deixa registrado nas Escrituras. Jesus Cristo é sim, e sempre será, a única verdade. Tudo quanto ele relatou nas Escrituras tem se cumprido nos nossos dias.
E ouvirão falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis; porque é necessário assim acontecer; mas ainda não é o fim. Porque nação se levantará contra nação, e reino contra reino; e haverá fomes e terremotos em vários lugares. (Mateus 24:6-7) Eles ficarão divididos pai contra filho e filho contra pai; mãe contra filha e filha contra mãe; sogra contra nora e nora contra sogra. (Lucas 12:53)
Cada versículo citado acima já tem se cumprido em nossos dias. Quando acreditamos nessa verdade que é a palavra de Deus, estamos trilhando o caminho correto para que possamos alcançar a nossa salvação.
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8:32)
Muitas teorias humanas e seus conhecimentos são de fato verdadeiras, mas existe apenas uma verdade capaz de libertar as pessoas do pecado, da destruição e do domínio maligno. Esta verdade se encontra apenas em Jesus Cristo e através da palavra de Deus. As Escrituras dão testemunho da única verdade que é capaz de libertar o homem do pecado, do mundo e do poder demoníaco. Não é necessário mais revelações de “verdades” para completar o evangelho de Cristo ou para torná-lo mais adequado, pois o evangelho de Cristo é a única solução perfeita.
A verdade salvífica é revelada da parte de Deus somente pelo seu Espírito e não procede de pessoa nem de sabedoria humana. Quando reconhecemos Jesus Cristo como a única verdade, alcançamos a libertação do domínio maligno, das oposições, de tudo aquilo que pode nos afastar de Deus.
Se alguém me serve, siga-me; e onde eu estiver, ali estará também o meu servo; e, se alguém me servir, meu Pai o honrará. (João 12:26)
A fé em Jesus Cristo está envolvida com compromisso pessoal em seguir, guardar esses ensinamentos e estar onde Ele estiver. Seguir a Cristo inclui negar-se a si mesmo e tomar a sua cruz.
E, chamando a si a multidão com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. (Marcos 8:34)
A cruz é o símbolo do sofrimento, morte, vergonha, zombaria, rejeição e renúncia pessoal. Todo cristão, quando decide negar a si mesmo, toma a decisão de lutar até o fim contra o pecado, lutar contra Satanás e os poderes das trevas para estender o reino de Deus.
O cristão deve estar decidido a enfrentar a hostilidade do adversário e das hostes malignas, bem como enfrentar a perseguição que surge por resistirmos aos falsos mestres que distorcem as verdades do Evangelho. Para alcançarmos o reino dos céus, é necessário que venhamos deixar de viver para nossas vontades e vivermos para o querer e a vontade de Deus.
Jesus Cristo É a Vida
Jesus Cristo venceu a morte! Infelizmente, o pecado nos separa de Deus; o pecado vem trazendo a morte e apenas através de Jesus Cristo podemos ser ressuscitados e alcançarmos a vida eterna. Quando alguém levanta suas mãos e aceita Jesus Cristo como Senhor e Salvador da sua vida, ela passa a viver em uma nova vida completa e cheia de paz.
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá. Crês tu isto? (João 11:25-26)
Compreendemos que a morte física não é um fim trágico, mas, pelo contrário, é o passaporte para a vida eterna e abundante, e a comunhão com Deus. “Viverá” está se referindo à ressurreição; “nunca morrerá” significa que o crente terá um corpo novo, imortal e incorruptível que não poderá morrer nem se deteriorar.
Para alcançarmos o reino dos céus, é necessário permitir que a palavra de Deus venha como uma semente lançada em nosso coração, venha germinar, crescer e produzir frutos.
Mas a que caiu em boa terra são os que, ouvindo a palavra, a retêm em um coração honesto e bom e dão fruto com perseverança. (Lucas 8:15)
Quando a palavra de Deus encontra guarida em nossos corações, começamos a entender os propósitos de Deus para nossas vidas. A partir de então, passo a passo, começamos a produzir frutos dignos de arrependimento. Através de nossas vidas, pessoas são impactadas pelo poder de Deus; nos tornamos instrumentos de Deus, pois a semente que foi plantada caiu em uma terra fértil.
A Perseverança e o Esforço no Reino dos Céus
O reino dos céus exige perseverança. Alcançar o reino dos céus exige determinação e objetivo.
E desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado à força, e os que usam de força se apoderam dele. (Mateus 11:12)
Somente quem se esforça pode apoderar-se do reino dos céus. Pertencer ao reino de Deus e desfrutar de todas as suas bênçãos requer esforço sincero e constante. É um combate de fé, aliado a uma vontade imensa de resistir a Satanás, ao pecado e à sociedade perversa em que vivemos.
Os que vivem à vontade do mundo, negligenciando a palavra de Deus, aqueles que têm pouca fome espiritual e aqueles que oram raramente jamais conhecerão o reino dos céus, pois o reino dos céus é para pessoas ousadas na fé.
Exemplos Bíblicos de Ousadia e Chamado
Deus chama para o reino pessoas como José.
Ninguém há maior do que eu nesta casa, e ele não me negou nada, senão a ti, porque és sua mulher; como, pois, posso eu cometer este grande mal e pecar contra Deus? (Gênesis 39:9)
Deus chama para o reino pessoas como Natã.
Então, disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel e te livrei das mãos de Saul. (2 Samuel 12:7)
Deus chama para o reino pessoas como Elias.
Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo não lhe respondeu. (1 Reis 18:21)
Deus chama para o reino pessoas como Sadraque, Mesaque e Abede-Nego.
Responderam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio. Eis que o nosso Deus, a quem servimos, é poderoso para nos livrar da fornalha de fogo ardente; e ele nos livrará da tua mão, ó rei. Mas, se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste. (Daniel 3:16-18)
Qual É o Seu Chamado?
Você já parou para imaginar qual é o chamado que Deus tem para sua vida? Todos nós temos um chamado de Deus para nossas vidas, mas nem sempre é fácil entender o chamado que Deus tem para nós. Hoje estudaremos a respeito do chamado de Deus. Clique e descubra já o seu chamado!
Deus chama para o reino pessoas como Mardoqueu.
Falavam com ele todos os dias, mas ele não os ouvia e lhes dizia que era judeu. Então, o fizeram saber a Hamã, para verem se a palavra de Mardoqueu se sustentaria, porque ele lhes tinha declarado que era judeu. E viu Hamã que Mardoqueu se não inclinava nem se prostrava diante dele; então, Hamã se encheu de furor. (Ester 3:4-5)
Deus chama para o reino pessoas como Pedro e João.
Porém, respondendo Pedro e João, lhes disseram: Julgai vós mesmos se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós do que a Deus; porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido. (Atos 4:19-20)
Deus chama para o reino pessoas como Estêvão.
Ora, Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. (Atos 6:8)
Deus chama para o reino pessoas como Paulo.
Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Filipenses 3:13-14)
Deus chama para o reino pessoas como Débora.
Ela respondeu: Certamente irei contigo; porém não será tua a honra deste caminho, porque à mão de uma mulher o Senhor venderá a Sísera. E Débora se levantou e partiu com Baraque para Quedes. (Juízes 4:9)
Deus chama para o reino pessoas como Rute.
Porém Rute disse: Não me instes para que te deixe e deixe de seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu; e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e ali serei sepultada; me faça assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. Vendo, pois, Noemi que ela estava de fato resolvida a ir com ela, deixou de lhe falar nisso. (Rute 1:16-18)
Deus chama para o reino pessoas como Ester.
Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; eu e as minhas moças também jejuaremos. Depois, irei ter com o rei, ainda que é contra a lei; se perecer, pereci. (Ester 4:16)
Deus chama para o reino pessoas como Maria.
No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado da parte de Deus para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria. E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo. Ela, porém, ao ouvir estas palavras, turbou-se muito e pôs-se a pensar que saudação seria esta. Disse-lhe o anjo: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum? Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus. (Lucas 1:26-35)
Deus chama para o reino pessoas como Ana.
Estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser; era já avançada em idade, tendo vivido com o marido sete anos desde a sua virgindade; e viúva de oitenta e quatro anos; e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia. E, chegando na mesma hora, dava graças a Deus e falava do menino a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém. (Lucas 2:36-38)
Deus chama para o reino pessoas como Lídia.
Certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. Depois de ser batizada, ela e toda a sua casa, nos rogou, dizendo: Se julgais que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa e ficai ali. E nos constrangeu a isso. (Atos 16:14-15)
Se você deseja alcançar o reino dos céus, se inspire em pessoas como as que citamos acima. Cada uma delas foi ousada diante da presença de Deus; todos negaram a carne, renunciaram suas vontades, mortificaram os seus desejos e renunciaram suas vidas para viver segundo a vontade de Deus.
Podemos concluir que fomos chamados para povoar o reino dos céus; não estamos aqui nesta terra como frutos do acaso, viemos com um propósito, um chamado de Deus em nossas vidas. Deus deseja que venhamos cumprir o chamado Dele para nossas vidas e que, através de nossas vidas, nos tornemos capazes de alcançar outras pessoas para o reino.
Que possamos, a partir de hoje, alcançar o maior número de pessoas, dizendo-lhes que Jesus Cristo cura, salva, liberta e leva para os céus, pois esta palavra é fiel e verdadeira.