Quando meditamos em Romanos 3, lembramos de que Adão e Eva se deixaram levar pela influência da serpente, que era a mais astuta de todos os animais que Deus havia criado no jardim. Em uma ocasião, a serpente pergunta à mulher: “É assim que Deus disse: não comereis de toda a árvore do jardim?”.
A mulher conhecia as ordenanças de Deus e respondeu à serpente: “Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.”
A serpente induziu Eva a desobediência dizendo que eles não morreriam. O argumento da serpente era que, Deus, sabia que no dia em que eles comecem do fruto, os seus olhos seriam abertos e eles seriam como Deus, conhecendo o bem e o mal.
A desobediência tirou Adão e Eva do jardim e agora todos pecaram e estavam destituídos da glória de Deus.
Romanos 3:23 — Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
A mulher viu que a árvore era atraente a seus olhos e seu fruto parecia delicioso, Eva em seu coração desejou a sabedoria que o fruto lhe daria.
Eva, tomou do fruto e o comeu e não fazendo caso da ordenança de Deus, Eva além de comer do fruto ela também deu a Adão.
Naquele momento, seus olhos se abriram, e eles perceberam estarem nus, por isso, costuraram folhas de figueira umas às outras para se cobrirem.
Estávamos destituídos da glória de Deus!
Romanos 5:12 — Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.
Sabemos que todos pecaram antes que a lei fosse concedida, mas, pelo fato da lei não existir, seus pecados não foram considerados. Sabemos que, do tempo de Adão até o de Moisés, todos morreram, incluindo os que não desobedeceram a uma ordem explícita de Deus, como Adão desobedeceu.
Adão, é uma representação daquele que ainda haveria de vir. Devemos destacar haver uma grande diferença entre o pecado de Adão e a dádiva de Deus. Através do pecado de um único homem a morte veio para muitos. Muito maior que o pecado de Adão, é a graça de Deus e suas dádivas que veio sobre muitos por meio de um único homem, Jesus Cristo.
Entendemos que por Adão entrou no mundo o pecado, mas por Jesus Cristo entrou no mundo o perdão, a graça e a misericórdia. O resultado da dádiva de Deus é infinitamente diferente do resultado causado pelo pecado de Adão. Enquanto o pecado de Adão levou à condenação, a dádiva de Deus nos possibilita ser declarados justos diante dele, apesar de nossos muitos pecados.
A desobediência produziu o pecado, portanto a morte reinou sobre muitos por meio do pecado um único homem. Ainda maior, é a graça de Deus e sua dádiva de justiça, pois todos que a recebem reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo.
É verdade que um só pecado de Adão trouxe condenação a todos, mas um só ato de justiça de Cristo removeu a culpa e trouxe vida a todos. Por causa da desobediência a Deus, muitos se tornaram pecadores. Mas, por causa da obediência de uma só pessoa a Deus, muitos serão declarados justos.
A lei foi criada para que todos percebessem a gravidade do pecado. Mas, à medida que o pecado aumentou, a graça se tornou ainda maior. Assim como o pecado reinou sobre todos e os levou à morte, agora reina a graça, que nos declara justos diante de Deus e resulta na vida eterna por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor.
Somos imperfeitos e pecadores que buscam melhorar a cada dia e quando falhamos e reconhecemos, confessamos e deixamos, Deus com sua infinita misericórdia, nos purifica de nossos pecados.
1 João 1:9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
O preço da desobediência de Adão e Eva no Jardim nos afastou da Glória de Deus, mas a obediência de Jesus Cristo e seu infinito amor, nos insere novamente como filhos e Herdeiros do Reino.
Compartilhe: Se essa mensagem foi benção na sua vida, leve a outras pessoas, compartilhe!
Comente: Comente se você gostou da mensagem!
Seja nosso seguidor no twitte