1Samuel 16:1 – Como Davi foi escolhido para ser rei?

Published On: 27 de junho de 2022Categories: Estudo Bíblico

Davi foi escolhido pelo senhor, para ser ungido rei, após o Senhor haver rejeitado Saul como rei de Israel. Então o Senhor ordena ao profeta Samuel para encher uma vasilha com óleo e partir para Belém. Ao chegar em Belém, Samuel deveria procurar um homem chamado Jessé.

Jessé vivia em Belém com Seus filhos, e o Senhor havia escolhido um de seus filhos que se tornasse o novo rei de Israel.

1Samuel 16:1 — Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.

Samuel estava temendo por sua vida caso Saul descobrisse. O Senhor ordena a Samuel para que seja levado consigo um novilho e que o mesmo disse que estava ali para oferecer um sacrifício ao Senhor. E também que fosse realizado um convite a Jessé para o sacrifício, agora o Senhor mostraria a Samuel qual dos filhos de Jessé deveria ser ungido para o Senhor.

Samuel fez o que o Senhor disse e ao chegar em Belém, logo as autoridades da cidade foram encontrá-lo, tremendo de medo. “O senhor vem em paz?”, perguntaram.

 Samuel responde que sim e diz que estava ali, pois iria oferecer um sacrifício ao Senhor. Então Samuel realizou a cerimônia para purificar Jessé e seus filhos e também os convidou para o sacrifício.

1Samuel 16:2-5Porém disse Samuel: Como irei eu? Pois, ouvindo-o Saul, me matará. Então disse o Senhor: Toma uma bezerra das vacas em tuas mãos, e dize: vim para sacrificar ao Senhor. E convidarás a Jessé ao sacrifício; e eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te disser. Fez, pois, Samuel o que dissera o Senhor, e veio a Belém; então os anciãos da cidade saíram ao encontro, tremendo, e disseram: de paz é a tua vinda?

E disse ele: É de paz, vim sacrificar ao Senhor; santificai-vos, e vinde comigo ao sacrifício. E santificou ele a Jessé e a seus filhos, e os convidou ao sacrifício.

Quando os filhos de Jessé chegaram, Samuel olhou para Eliabe e naquele momento julgou pela aparência de Eliabe e pensou que ele seria quem o homem a quem Deus ungira.

O Senhor, fala com Samuel para que não julgue pela aparência nem pela altura, pois o Senhor o havia rejeitado.

Compreendemos que a visão de Deus não é como a nossa, pois Deus não vê e nem julga pela aparência exterior, mas o Senhor olha para o coração.

Agora era a vez de Jessé chamar seu filho Abinadabe e o levou até Samuel e mais uma vez o senhor não havia escolhido este para ser ungido.

Jessé então chama Simeia, que também não era o homem a quem Deus escolheria para ser o novo rei. De sorte que da mesma forma, todos os sete filhos de Jessé foram apresentados a Samuel e nenhum deles havia sido escolhido. 

Samuel então diz a Jessé que o Senhor não escolheu nenhum deles para que pudesse ser ungido e então Samuel perguntou a Jessé se ele não haveria mais algum.

Jessé respondeu que ainda tinha o mais novo, que estava no campo, tomando conta do rebanho. Samuel então mandou chamá-lo e disse, não nos sentaremos para comer enquanto ele não chegar.

1 Samuel 16:6-11 E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: certamente está perante o Senhor o seu ungido.

Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.

Então chamou Jessé a Abinadabe, e o fez passar diante de Samuel, o qual disse: Nem a este tem escolhido o Senhor.

Então Jessé fez passar a Sama; porém disse: Tampouco a este tem escolhido o Senhor.

Assim fez passar Jessé a seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O Senhor não tem escolhido a estes.

Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui.

Davi era um jovem ruivo, de boa aparência e olhos bonitos. Então o Senhor diz a Samuel.  “É este; levante-se e unja-o com óleo”.

Samuel pegou a vasilha com óleo que havia trazido e o ungiu. A partir daquele dia, o Espírito do Senhor veio poderosamente sobre Davi. Depois disso, Samuel voltou à Ramá.

O Espírito do Senhor se retirou de Saul, e o Senhor enviou um espírito maligno, que o atormentava.

1Samuel 16:12-14 — Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo. Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá. E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor.

Share this article

Written by : Ministério Veredas Do IDE

Leave A Comment

Follow us
Latest articles