Quando falamos a respeito do Rei Uzias, lembramos do seguinte versículo que fala a respeito da visão do profeta Isaías: Isaías 6:1 No ano em que morreu o Rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo.
Quem foi o Rei Uzias?
O Rei Uzias foi rei de Judá, o seu reinado ocorreu entre 792 e 740 AC. Quando morre o rei Salomão, Israel se divide em: Reino de Israel, ao norte, e o reino de Judá, ao Sul. Uzias era filho e foi sucessor de Amasias no trono do reino do sul.
Venha nos ajudar a construir o Templo do Ministério Veredas do IDE. Clique aqui saiba mais e deixe sua contribuição!
Significado do Nome Uzias
Uzias: Significa “força de Deus”, “minha força é Deus”, “o meu poder é o Senhor”. É uma das formas gregas do nome hebraico Uzziah, que quer dizer literalmente “força de Deus, minha força é Deus”.
Uzias tinha 16 anos quando começou a reinar, e reinou em Jerusalém por 52 anos. Sua mãe se chamava Jecolias e era de Jerusalém.
Todo o povo de Judá proclamou Uzias, de 16 anos, rei, como sucessor de seu pai, Amazias.
Depois que seu pai morreu e se reuniu com seus antepassados, Uzias reconstruiu a cidade de Elate e a recuperou para Judá.
2 Crônicas 26:1-3 – Então todo o povo tomou a Uzias, que tinha dezesseis anos, e o fizeram rei em lugar de Amazias seu pai. Este edificou a Elote, e a restituiu a Judá, depois que o rei dormiu com seus pais. Tinha Uzias dezesseis anos quando começou a reinar, e cinqüenta e dois anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Jecolia, de Jerusalém.
Deus ajudou o jovem Rei Uzias nas guerras contra os filisteus, nas batalhas contra os árabes de Gur e nas guerras contra os amonitas. Os meunitas lhe pagavam tributo anual, e sua fama se espalhou até o Egito, pois ele havia se tornado muito poderoso.
Uzias construiu torres fortificadas em Jerusalém, junto à porta da Esquina, à porta do Vale e no canto do muro.
O Rei Uzias também construiu fortalezas no deserto e cavou muitas cisternas, pois tinha grandes rebanhos nas colinas de Judá e na planície. Uzias era um homem que amava a terra.
Tinha muitos trabalhadores que cuidavam de seus campos e vinhedos, tanto nas colinas como nos vales férteis.
O exército do Rei Uzias
Uzias tinha um exército de guerreiros bem treinados, prontos para irem à batalha, divididos em tropas. Esse exército havia sido convocado e organizado pelo secretário Jeiel e pelo oficial Maaséias.
Estavam sob o comando de Hananias, um dos oficiais do rei. As tropas de guerreiros valentes eram comandadas por 2.600 chefes de famílias.
O exército era formado por uma elite de 307.500 homens, preparados para ajudar o rei contra qualquer inimigo. Uzias providenciou para todo o exército escudos, lanças, capacetes, couraças, arcos e fundas de atirar pedras.
Construiu sobre os muros de Jerusalém máquinas de guerra criadas por peritos; elas atiravam flechas e lançavam grandes pedras das torres e dos cantos dos muros. Sua fama se espalhou até lugares distantes, pois o Senhor o ajudou extraordinariamente e ele se tornou muito poderoso.
Quando Uzias se tornou poderoso, também se encheu de orgulho, o que o levou à ruína. Pecou contra o Senhor, seu Deus, ao entrar no santuário do templo do Senhor para queimar incenso no altar de incenso.
2 Crônicas 26:16 – Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o Senhor seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso.
Quando o Rei Uzias se tornou poderoso, junto com esse poder, o coração de Uzias também se encheu de orgulho, o que o levou à ruína de seu reinado. Uzias Pecou contra o Senhor, ao entrar no santuário do templo do Senhor para queimar incenso no altar de incenso.
Azarias que era o sacerdote foi atrás de Uzias com outros oitenta sacerdotes do Senhor , todos homens corajosos e confrontaram o Rei Uzias dizendo que não caberia a Uzias, queimar incenso ao Senhor.
Essa era tarefa designada somente dos sacerdotes, os descendentes de Arão, pois eram consagrados para esse trabalho. E ordenaram com autoridade para que uzias saíssem imediatamente do santuário, pois o mesmo havia pecado e o Senhor Deus não o honraria”.
2 Crônicas 26:17,18 – Porém o sacerdote Azarias entrou após ele, e com ele oitenta sacerdotes do Senhor, homens valentes.
E resistiram ao Rei Uzias, e lhe disseram: A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o Senhor, mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que são consagrados para queimar incenso; sai do santuário, porque transgrediste; e não será isto para honra tua da parte do Senhor Deus.
Uzias, estava segurando um incensário, ficou muitíssimo indignado. Enquanto ele demonstrava sua raiva contra os sacerdotes diante do altar de incenso no templo do Senhor, o senhor o feriu com uma lepra em sua testa.
Quando viram a lepra, o sumo sacerdote Azarias e todos os outros sacerdotes o expulsaram imediatamente do templo. O próprio Rei Uzias se apressou em sair dali, pois o Senhor o havia ferido.
O Rei Uzias ficou leproso até o dia de sua morte. Vivendo isolado, numa casa separada, Uzias havia sido excluído do templo do Senhor. Seu filho Jotão tomava conta do palácio e governava o povo.
Os demais acontecimentos do reinado de Uzias, do início ao fim, foram registrados pelo profeta Isaías, filho de Amoz.
Quando Uzias morreu, neste mesmo ano, Isaías tem a visão profética em que vê o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono. – Isaías 6:1.
O Rei Uzias foi sepultado juntamente com seus antepassados. Seu túmulo ficava num campo próximo que pertencia aos reis, pois o povo disse: “Era leproso”.
2 Crônicas 26:19-23 – Então Uzias se indignou; e tinha o incensário na sua mão para queimar incenso. Indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, a lepra lhe saiu à testa perante os sacerdotes, na casa do Senhor, junto ao altar do incenso.
Então o sumo sacerdote Azarias olhou para ele, como também todos os sacerdotes, e eis que já estava leproso na sua testa, e apressuradamente o lançaram fora; e até ele mesmo se deu pressa a sair, visto que o Senhor o ferira.
Assim ficou leproso o Rei Uzias até ao dia da sua morte; e morou, por ser leproso, numa casa separada, porque foi excluído da casa do Senhor. E Jotão, seu filho, tinha o encargo da casa do rei, julgando o povo da terra.
Quanto ao mais dos atos de Uzias, tanto os primeiros como os últimos, o profeta Isaías, filho de Amós, o escreveu.
E dormiu Uzias com seus pais, e o sepultaram com eles no campo do sepulcro que era dos reis; porque disseram: Leproso é. E Jotão, seu filho, reinou em seu lugar.
Uzias começa o seu reinado, de forma brilhante e gloriosa, mas ao permitir que o seu ego se levasse, o Rei Uzias tem um final muito triste. Nos ensinando que quando estamos diante da presença de Deus, somos ricamente abençoado, mas ao se afastarmos de Deus,
Por acharmos que conquistamos com a força do nosso próprio braço, ou que somos alguém, Deus ele fica muito entristecido, e o final é semelhante ao de Uzias.