Lucas 17:11-19 nos leva à seguinte reflexão! Você é grato a Deus por tudo quanto ele faz em sua vida? Gratidão significa o reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio ou um favor. Gratidão é um agradecimento. Muitos se perguntam por que devemos ser gratos a Deus? A resposta é simples, pois devemos ser gratos pelo simples motivo de ao amanhecer nos levantarmos, estarmos com vida, saúde, respirando, enxergando, andando e falando. Devemos agradecer a Deus todos os dias, pois a Bíblia nos ensina que devemos dar graças a Deus sempre.
Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. (1 Tessalonicenses 5:18)
Havia dez homens leprosos que, quando viram Jesus passando, começaram a clamar para que fossem curados. Aqueles homens não podiam se aproximar, pois a sua enfermidade os excluía da sociedade, mas naquele momento eles estavam diante de alguém que poderia curá-los de suas enfermidades.
E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pela divisa entre Samaria e Galiléia. E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe. E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós! (Lucas 17:11-13)
Aqueles homens reconheceram que Jesus poderia realizar algo por eles, mas infelizmente dos dez, nove não conseguiram retornar para agradecer o milagre que o Senhor realizou na vida deles. Apenas um voltou em um ato de gratidão, com humildade de reconhecer o que Jesus havia feito em sua vida.
E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz; (Lucas 17:14-15)
Só consegue agradecer quem possui a humildade de reconhecer. É lamentável dizer, mas muitas vezes não conseguimos reconhecer aquilo que Deus tem feito por nós. Acabamos pedindo muitas coisas a Deus e infelizmente não voltamos para agradecer quando conquistamos. Jesus, ao mandar que os leprosos fossem mostrar-se aos sacerdotes, conforme iam caminhando alcançaram a cura da sua enfermidade. Naquele momento em que todos os dez homens leprosos foram purificados, apenas um retornou para agradecer ao mestre pelo que havia acontecido.
E caiu aos pés dele com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? (Lucas 17:16-17)
Muitas vezes nos comportamos assim como os nove, clamamos, gritamos, choramos, imploramos, mas quando recebemos, infelizmente não retornamos com humildade para agradecer. É lamentável quando o homem deixa as bênçãos preencherem o lugar de Deus em nossas vidas. Jesus então pergunta: “Não foram dez purificados? Por que só um retornou?” Apenas um estrangeiro soube reconhecer o que Jesus havia feito por ele. Somente quem possui humildade consegue ser grato pelos benefícios que lhe são concedidos. A pessoa humilde tem um coração puro, ela consegue retribuir, assim como aquele homem retornou em agradecimento.
Quantas vezes somos abençoados e não retornamos para retribuir? Quantas vezes alguém nos ajudou, incentivou, e até mesmo mostrou confiança em nós. E em determinados momentos deixamos de ajudar, de encorajar outras pessoas, de confiar, deixamos de ser gratos. Esquecemos que um dia alguém usou de benevolência para conosco, e com isso deixamos a gratidão e a humildade ser tomada pela soberba.
Que darei eu ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito? (Salmos 116:12)
O Salmista em sua grandiosíssima sabedoria nos leva a uma reflexão extraordinária, onde paramos e pensamos. O que poderíamos dar para Deus em agradecimento a todos os benefícios que ele tem feito por nós? O salmista estava preocupado em querer dar algo a Deus pelos benefícios que ele recebera. E hoje nós também devemos ter essa preocupação, pois é através da nossa adoração que oferecemos uma oferta em agradecimento por tudo que Deus tem feito por nós.
Para nossa reflexão
Esta semana, apenas esta semana. Se contarmos da data de hoje até sete dias atrás, quantas vezes você agradeceu a Deus? Quantas vezes você disse a Deus obrigado pelo ar que respiro, pelo pão que me alimenta, pela água que sacia minha sede, pelo que possuo, pelo amanhecer, pelo entardecer? Quantas vezes você disse Deus obrigado pela minha família, pela minha saúde, pela minha casa, pelo meu ministério, obrigado pelo sonho que se tornou uma conquista? Quantas vezes você agradeceu? Quantas vezes você parou essa semana e disse a Deus obrigado por tudo?
Salmos 116:12 nos leva a refletir que na maioria das vezes nos comportamos como os nove, e não como um, muitas vezes nos comportamos de maneira egoísta, pensando que Deus deve nos dar, e que nós não precisamos voltar e agradecer. Aquele que voltou para agradecer era um samaritano, e este samaritano nos ensina que a benção é maravilhosa, mas muito melhor é voltar e se reencontrar com o abençoador. Aquele homem nos ensina que não devemos nos comportar como a multidão.
Conjecturamos que os nove ao serem curados foram reencontrar suas famílias, colocar sua vida em ordem. Se preocuparam apenas consigo mesmos. O samaritano foi o único que se preocupou em retornar e agradecer ao dono do milagre. Deus está disposto a abençoar todo aquele que a ele clamar e buscar de todo coração, mas acima de tudo, Deus ama aquele que sabe receber e agradecer.
Por isso seja grato a Deus nesse momento, muitos estão descendo à sepultura, muitos estão dando entrada em hospitais, mas aprouve a Deus você estar hoje com vida e saúde. Seja grato pela família que você tem, seja grato pelo emprego que você possui, pelo ar que você respira, pelo fôlego de vida, por você poder enxergar, ouvir, falar e andar. Seja grato a Deus pelas mínimas coisas, pois Deus ama aquele que em todo tempo a Ele dá graças.
Que com esse simples estudo possamos compreender que devemos ter humildade ao entrar na presença deste Deus tão poderoso, devemos reconhecer o seu poder, soberania, misericórdia e glória. Devemos nos preocupar em agradecer a Deus sempre!