Seremos lembrados por nossas falhas, e nunca pela nossa capacidade.

Published On: 25 de julho de 2020Categories: Estudo Bíblico

 O ser humano vive de lembranças e infelizmente, sempre seremos lembrados pelos nossos erros e defeitos. O ser humano está sujeito a falhar e errar, e Deus está disposto a perdoar a todos quantos se arrependem de todo coração.

Provérbios 28:13 O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.

Quando nós reconhecemos os nossos erros e defeitos, e pedimos perdão a Deus, e deixamos as velhas práticas, Deus nos garante que alcançaremos  a misericórdia.

Muitas pessoas vivem na depressão ou envergonhados pelo seu passado, pois muitas vezes aqueles que nos cercam, não nos reconhecem por aquilo que fizemos ou fazemos de bom, mas sim pelos nossos defeitos, erros  ou pecados.

A Bíblia nos mostra que independentemente dos nossos erros e defeitos, Jesus está de braços abertos para nos receber quando estamos dispostos a largar a prática do pecado.

Antes de começar a falar de ilustres que foram reconhecidos  pelos seus erros e fracassos, eu gostaria de começar fazendo uma pergunta e que você refletisse sobre  ela.

Quando falamos de Raabe qual é a primeira coisa que vem à mente?  Possivelmente muitos responderam a  Raabe a prostituta.

Dois espias partiram e chegaram à casa de uma prostituta chamada Raabe, e ali passaram a noite. A notícia chegou ao rei de Jericó, e disseram ao rei que alguns israelitas vieram à noite para espionar a terra”. O rei de Jericó envia uma ordem a Raabe para que trouxesse para fora os homens que entraram em sua casa, pois os mesmos estavam a espiar toda a terra”. Entenda que Raabe havia escondido os dois homens, mas ela responde: “Sim, os homens estiveram aqui, mas eu não sabia de onde eram. Foram embora da cidade ao anoitecer, quase na hora de fechar os portões. Não sei para onde foram. Se vocês os perseguirem, é provável que os alcancem”.

Josué 2:1-5 – E Josué, filho de Num, enviou secretamente, de Sitim, dois homens a espiar, dizendo: Ide reconhecer a terra e a Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e dormiram ali.

Então deu-se notícia ao rei de Jericó, dizendo: Eis que esta noite vieram aqui uns homens dos filhos de Israel, para espiar a terra.

Por isso mandou o rei de Jericó dizer a Raabe: Tira fora os homens que vieram a ti e entraram na tua casa, porque vieram espiar toda a terra.

Porém aquela mulher tomou os dois homens, e os escondeu, e disse: É verdade que vieram homens a mim, porém eu não sabia de onde eram.

E aconteceu que, havendo-se de fechar a porta, sendo já escuro, aqueles homens saíram; não sei para onde aqueles homens se foram; ide após eles depressa, porque os alcançareis.

Entenda que neste momento Raabe entra para história, pois naquele momento Raabe estava dando livramento aqueles homens e por fim dando livramento a sua família.

Josué 2:9-18 – E disse aos homens: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós.

Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Siom e a Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes.

O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.

Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo Senhor, que, como usei de misericórdia convosco, vós também usareis de misericórdia para com a casa de meu pai, e dai-me um sinal seguro,

De que conservareis com a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm e de que livrareis as nossas vidas da morte.

Então aqueles homens responderam-lhe: A nossa vida responderá pela vossa até à morte, se não denunciardes este nosso negócio, e será, pois, que, dando-nos o Senhor esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade.

Ela então os fez descer por uma corda pela janela, porquanto a sua casa estava sobre o muro da cidade, e ela morava sobre o muro.

E disse-lhes: Ide-vos ao monte, para que, porventura, não vos encontrem os perseguidores, e escondei-vos lá três dias, até que voltem os perseguidores, e depois ide pelo vosso caminho.

E, disseram-lhe aqueles homens: Desobrigados seremos deste juramento que nos fizeste jurar.

Eis que, quando nós entrarmos na terra, atarás este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e recolherás em casa contigo a teu pai, e a tua mãe, e a teus irmãos e a toda a família de teu pai.

Raabe pede Livramento para ela e sua família, mas lembra dessa pergunta e da resposta acima?

Quando falamos de Raabe qual é a primeira coisa que vem à mente?  Possivelmente muitos responderam a  Raabe a prostituta.

Raabe  sai do livro de Josué e vai diretamente ter o seu nome honrado e escrito na galeria dos Heróis da Fé.

Hebreus 11:31 – Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias.

Raabe agora estava na galeria dos Heróis da Fé, que é infinitamente mais honrosa do que a vida em que ela levava.  Raabe era uma mulher pecadora, vivia em um ambiente pagão, mas acreditou no Deus de Israel, como verdadeiro e único Deus do céu e da terra. Ela abandonou a idolatria que Canaã vivenciava e agora se uniu pela fé a Israel e a Deus e tornou-se também uma ancestral do Messias. 

Mateus 1:5,6 – E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé; E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias.

A salvação de Raabe ilustra o fato que mesmo a vista do julgamento como era o caso naquele momento, Deus aceita qualquer pessoa “que em qualquer nação o teme e faz o que é justo”.

Agora observamos que quando Jesus entra em Jericó, havia ali um homem que era este chefe dos publicanos, um homem muito rico que era cobrador de impostos seu nome era Zaqueu.

A Bíblia vai dizer que Zaqueu era um homem de pequena estatura, que ao saber que Jesus passara por aquela região, Zaqueu então sobe a uma figueira apenas para ver quem era Jesus.  Zaqueu queria apenas ver quem era Jesus, mas Jesus queria fazer morada na vida de Zaqueu. 

Lucas 19:2-5 – E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.

E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.

E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver; porque havia de passar por ali.

E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.

Aqui vemos a base central do nosso estudo que é entender que muitas vezes seremos sempre lembrados por nossas falhas, mas nunca  por nossas capacidades. Aqueles que estavam com Jesus e ouviram o mestre dizer que seria hóspede de Zaqueu, simplesmente apontaram Zaqueu como um pecador.

Lucas 19:7 – E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.

Mas o encontro que é gerado entre Jesus e Zaqueu, faz com que a partir  daquele momento Zaqueu não fosse  mais o mesmo , começando a falar e agir diferente.

Lucas 19:8,9 – E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.

Note que para a multidão, Zaqueu seria sempre o cobrador de impostos  e pecador, mas para Jesus, aquele cobrador de impostos, foi chamado pelo nome, pois era preciosíssimo para o Senhor Jesus.  Aquele cobrador de impostos queria apenas ver Jesus passar, mas Jesus sempre tem algo a mais para aqueles que desejam conhecê-lo, Jesus queria fazer morada na vida de Zaqueu.

A Bíblia também nos relata que havia um homem que era cego e que mendigava à beira do caminho. Aos olhos da sociedade era apenas mais um anônimo, pois vivia a mendigar e aos olhos da sociedade para nada poderia contribuir. A Bíblia relata que um certo dia este homem então ouviu algo diferente e buscou saber o que estava acontecendo. Entendemos que o que ele ouviu naquele dia, naquele momento não era comum, pois onde Jesus passa nada fica do mesmo jeito.

 Podemos conjecturar que alguém parou e disse para aquele homem que Jesus de Nazaré estava passando e por onde Ele passava os enfermos eram curados, os paralíticos andavam, os cegos enxergavam e os mudos falavam.   A Bíblia relata que este homem então começa a clamar em voz alta, “Jesus filho de Davi tem misericórdia de mim”.

A multidão dizia para que ele se calasse, para que não importuna-se o mestre, pois a multidão achava que aquele homem não tinha valor para o mestre. Aquele chamado Bartimeu foi capaz de compreender que naquele momento, quem precisava do milagre era ele,  e que aquela oportunidade talvez não se repetisse novamente.

Bartimeu clamou insistentemente e o Senhor Jesus voltou-se para ele,  e Jesus perguntou o que queres que eu te faça? Jesus sabia o que Bartimeu precisava, mas Jesus queria ouvir de Bartimeu as suas necessidades. Veja o grande ensinamento, pois quem precisa do milagre somos nós, e de forma alguma não nos importa o que fala à multidão, o que nos importa é aproveitarmos a oportunidade de estarmos com o dono do milagre. Por esse motivo, ainda que o homem lembre-se de você pelas suas falhas, saiba que Deus se lembra de você pelas suas capacidades e qualidades.

Raabe a prostituta foi lembrada na galeria dos Heróis da Fé,  Zaqueu o cobrador de impostos  recebeu Jesus em sua casa como seu hóspede,  o cego de Jericó enxergou muito mais do que a multidão via com os olhos físicos, pois aquele homem mesmo sem ter visão Bartimeu teve fé, e acreditou que Jesus Cristo poderia mudar a sua história.

Concluímos que não importa como você é lembrado pelos homens até aqui, mas o que importa é como você será lembrado a partir daqui, por isso levante a sua cabeça, erga suas mãos aos céus e deixe Deus escrever uma nova história para ti, pois  você é extremamente importante para Deus. O homem pode lembrar de você pelas suas falhas, pelos seus erros, mas Deus olha para você por quem você é na presença dele, ou seja, um vaso precioso.

Que possamos ser como cego de Jericó, que não deu ouvido ao que a multidão dizia,  mas deu lugar a sua fé que foi infinitamente maior do que as vozes que ecoavam da multidão.

Share this article

Written by : Veredas Do Ide

Leave A Comment

Follow us
Latest articles