Ao falar do batismo no Espírito Santo, podemos já de antemão compreender que este deve ser um desejo que deve arder no coração daquele que serve a Jesus Cristo. Pois o batismo no Espírito Santo é revestimento de poder e autoridade espiritual. O batismo no Espírito Santo é concedido a todos aqueles que buscam a Deus e a sua palavra. O batismo no Espírito Santo é dado para todos os que levantam suas mãos e professam a sua fé em Cristo Jesus; que compreenderam que era necessário nascer novamente, permitindo que o Espírito Santo habitasse dentro de seus corações.
Jesus Cristo tinha como alvo principal batizar o seu povo no Espírito. Podemos observar isso quando vemos alguém chamado João dizendo: Eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de levar as sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. (Mateus 3:11)
João Batista falava claramente que batizava com água aqueles que se arrependeram. Também deixa claro que após ele viria alguém mais poderoso que ele, alguém muito superior, cujas sandálias ele não era digno de carregar. João então declara que aquele que viria batizaria com o Espírito Santo e com fogo. João Batista estava ensinando que a obra que o Messias vindouro realizaria incluía batizar os seus seguidores com o Espírito Santo e com fogo. O batismo no Espírito Santo nos concede poder para vivermos por Cristo e testemunhar seus grandes feitos.
Todos que aceitaram a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas devem proclamar que Jesus Cristo continua batizando no Espírito Santo, pois Ele não mudou, Ele continua sendo o mesmo ontem, hoje e eternamente. Jesus Cristo ordenou aos discípulos que não começassem a testemunhar até que fossem batizados no Espírito Santo e revestidos do poder do alto. E entendemos que os discípulos tiveram de aguardar o cumprimento desta promessa em oração perseverante. Todo cristão que almeja o batismo no Espírito Santo deve fazer a mesma coisa, aguardar em oração e perseverança.
O Assopro de Jesus e a Regeneração
No dia em que Jesus ressuscitou, ele assoprou sobre seus discípulos e disse: “Recebei o Espírito Santo”. E, havendo dito isto, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. (João 20:22)
“Recebei o Espírito Santo” estabelece o fato de que o Espírito Santo, naquele momento, entrou de maneira inédita nos discípulos para nele habitar. Entendemos que este “recebimento” da vida pelo Espírito Santo antecede outorgada autoridade de Jesus para eles, bem como o batismo no Espírito Santo, poucos dias depois, no dia de Pentecostes. Compreendemos que a regeneração e a nova vida naquele momento estavam sendo concedidas aos discípulos. Podemos observar que também os discípulos deveriam ser revestidos de poder pelo Espírito Santo, portanto esse batismo é uma experiência subsequente à regeneração.
Ser batizado no Espírito Santo é experimentar a plenitude do Espírito. Podemos entender que este batismo estava reservado para acontecer somente a partir do dia de Pentecostes. Em relação aos que foram cheios do Espírito Santo antes do dia de Pentecostes, compreendemos que Lucas não emprega a expressão batizados no Espírito Santo, pois este evento só ocorreria depois da ascensão de Jesus Cristo. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. (Atos 1:5)
É um privilégio podermos receber do próprio Senhor Jesus Cristo o batismo no Espírito Santo, pois é o próprio Senhor Jesus que batiza no Espírito Santo os que nele creem. E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. (Lucas 24:49)
Observamos que quando Jesus diz “a promessa de meu Pai”, ele refere-se ao derramamento do Espírito Santo. O batismo no Espírito Santo dá ao crente poder e ousadia celestial para que o mesmo possa realizar grandes obras em nome de Cristo e ter eficácia no seu testemunho e pregação. Esse poder é uma manifestação do Espírito Santo, na qual a presença, a glória e a operação de Jesus Cristo se faz presente no meio do seu povo.
Quem é o Espírito Santo?
Jesus Cristo chama o Espírito Santo de “consolador”, ou seja, o Espírito Santo é literalmente “alguém chamado para ficar ao lado de alguém para o ajudar”. O Espírito Santo é quem nos fortalece, nos aconselha, é o nosso socorro, é o nosso advogado, é o nosso aliado e nosso amigo. Quando Jesus Cristo diz que enviará “outro consolador”, Jesus está dizendo que enviará outro, mas “da mesma espécie”, ou seja, o consolador veio dar prosseguimento ao que Cristo realizou na terra.
O Espírito Santo (consolador) faria pelos discípulos tudo aquilo que Jesus Cristo havia feito por eles quando estava no meio deles. O consolador estaria lado a lado com eles para os ajudá-los, provendo a direção correta para as suas vidas, os consolando nos momentos difíceis, intercedendo por cada um deles em oração e permanecendo com eles não apenas um dia, mas para sempre. Jesus Cristo se apresenta como o nosso ajudador, pois o mesmo quando estava aqui na terra sempre buscou ajudar ao próximo.
Jesus também é aquele que intercede por nós no céu. O Espírito Santo é o nosso ajudador e o intercessor que habita em nós aqui na terra. E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que, segundo Deus, intercede pelos santos. (Romanos 8:26,27)
Os Resultados do Genuíno Batismo no Espírito Santo
Mensagens proféticas de louvores: Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento. (1 Coríntios 14:15)
Maior sensibilidade quando o pecado que entristece o Espírito Santo e maior busca da retidão em percepção mais profunda do juízo divino contra impiedade: E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo. (João 16:8)
Uma vida que glorifica a Jesus Cristo: Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. (João 16:13,14)
Visões da parte do Espírito: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos terão sonhos. (Atos 2:17)
Manifestações dos vários dons do Espírito Santo: Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil. Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; e a outro, a operação de milagres; e a outro, profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas. (1 Coríntios 12:4-10)
Maior desejo de orar e interceder: De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se a eles cerca de três mil almas. E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. (Atos 2:41,42)
Maior amor à palavra de Deus e melhor compreensão dela: Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. (João 16:13)
Uma convicção crescente de Deus como nosso Pai: Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. (Romanos 8:15,16)
Como Receber o Batismo no Espírito Santo?
Para recebermos o batismo no Espírito Santo, a palavra de Deus cita algumas condições prévias para que possamos receber o batismo no Espírito Santo.
- Devemos aceitar pela fé em Jesus Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas.
- Devemos nos afastar do pecado e do mundo.
- Devemos viver uma vida de submissão a Deus.
- Devemos nos afastar e abandonar tudo que ofende a Deus, para então podermos ser “vaso de honra, santificado e idôneo para o uso do Senhor”.
- É necessário querermos o batismo.
- Devemos ter grande fome e sede pelo batismo no Espírito Santo.
- Devemos estar em constante oração, pois muitos recebem o batismo como resposta de suas orações neste sentido.
- Devemos esperar convictos que Deus certamente nos batizará no Espírito Santo.
O batismo no Espírito Santo permanece vivo na vida de todo cristão que tem uma vida de oração, de testemunho, de adoração no Espírito e de comunhão. Por mais poderosa que seja a experiência inicial do batismo no Espírito Santo sobre a vida do crente, se ela não for expressa em uma vida de oração, de testemunho e de santidade, logo se tornará numa glória desvanecente.
O batismo no Espírito Santo ocorre só uma vez na vida do cristão e leva-o a uma vida de consagração à obra de Deus, para assim testemunhar com poder e retidão. A Bíblia fala de renovações posteriores ao batismo inicial do Espírito Santo. O batismo no Espírito Santo conduz o cristão a um relacionamento com o Espírito Santo que deve ser renovado e conservado.
Portanto, se buscamos o batismo no Espírito Santo, devemos ao recebê-lo continuar perseverando em oração e em constante busca dos dons celestiais que Deus tem para derramar sobre nossas vidas. O Espírito Santo é o nosso amigo, conselheiro, aquele que está ao nosso lado para nos ajudar na caminhada da fé. Devemos ter o Espírito Santo como nosso amigo, conversarmos com Ele diariamente, contando nossas dificuldades, falando para Ele que o amamos, o adoramos e que Ele é importante para nós.
Não importa quanto tempo estejamos buscando por esse revestimento de poder. Devemos continuar perseverando em constante oração, pois Deus certamente nos revestirá com esse poder e nos dará autoridade e poder para efetuar maravilhas em sua obra. Deus certamente irá lhe batizar no Espírito Santo a qualquer momento, apenas creia e continue em oração.