Muitos que estão chegando até essa página, estão se preparando para descer às águas batismais, e muitos outros já tiveram o privilégio de descer as águas.
Mas abordaremos aqui hoje sobre o que é o batismo nas águas?
O próprio senhor Jesus Cristo foi batizado nas águas, se tornando exemplo para cada um de nós que estamos dispostos a seguir suas pisaduras.
O batismo é símbolo de conversão para o cristão, ou seja, o cristão que se batiza está confirmando publicamente a nova vida em Cristo Jesus.
Marcos 1:4 — Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados.
O batismo também é a remissão de nossos pecados, pois ao se batizar-nos, renunciamos nossa carne para viver em uma novidade de vida.
O batismo é um sinal de compromisso com Jesus Cristo, é uma novidade de vida, pois largamos as velhas práticas para viver uma nova vida segundo a vontade de Deus.
2 Coríntios 5:17 — Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
Podemos compreender que quando aceitamos ao Senhor Jesus Cristo, e em seguida desejamos passar pelas águas batismais. Estamos realizando uma confissão pública não apenas a mudança de vida, mas também de postura.
No batismo, quando somos imersos nas águas ao emergirmos, o velho homem morre, ou seja, fica para trás e a partir de então nasce uma nova criatura segundo o querer de Deus.
Ao descer as águas e ao retornar ali nasce um novo homem, nasce produção dos frutos do espírito. Quando saímos das águas, nossa carne é mortificada e praticamos intensamente o amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Quer um exemplo?
Quando Mário desce as águas, desce um Mário que era explosivo que não aceitava desaforos.
Sai das águas, um Mário pacífico, manso, que possui domínio próprio.
O velho Mário foi mortificado e agora nasceu um novo Mário, uma nova criatura.
Quando levantamos nossas mãos para o Senhor Jesus Cristo, estamos confessando que ele é o único e suficiente salvador de nossas vidas. Nossa fé deve estar unicamente em Jesus, pois apenas Ele intercede por nós.
O batismo também é único e não há necessidade de nos batizarmos novamente, pois ao descermos as águas, mortificamos o velho eu e nos tornamos assim nova criatura em Cristo Jesus.
Efésios 4:5 — Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
O velho homem sempre tentará ressuscitar em nós, mas como nova criatura, devemos buscar intensamente produzir o amor, paz, bondade, mansidão e domínio próprio. Devemos buscar em Deus todos os dias a mortificação da nossa carne e do nosso eu.
Descer as águas nos permite participar do memorial do corpo e do sangue de Cristo, que é a Santa Ceia.
Exigindo do cristão a consciência e responsabilidade, para não participar do corpo e do sangue do Senhor indignamente.
Aqueles que participam do corpo e do sangue de Cristo indignamente, come e bebe para sua própria condenação.
Podemos compreender e entender que se escolhemos descer às águas batismais, estamos também assumindo um compromisso com Deus e publicamente diante da igreja.
Esse compromisso que assumimos devemos levar com fidelidade até o final de nossa caminhada cristã. Se levarmos uma vida indevida, ou seja, continuarmos nas velhas práticas, e participando do corpo e do sangue de Cristo, seremos certamente condenados e nosso final será o inferno.
1 Coríntios 11:28-32 — Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
Para concluirmos esse estudo, devemos compreender que descer às águas batismais, exige do batizando que ele venha olhar para si, e entender que batismo é responsabilidade para com Deus.
O batizando deve estar preparado para assumir tal responsabilidade. Deve, sim, descer às águas e como em um casamento o batizando assumir essa responsabilidade até o final de sua vida.
A Vida cristã é feita de renúncia, pois a cada instante devemos renunciar o nosso eu, nossa carne, para assim podermos alcançar o grande objetivo que é a salvação em Cristo Jesus.
Você é privilegiado e parabéns por essa conquista que é descer às águas!
Compartilhe essa mensagem e faça com que outras pessoas sejam impactadas pelo poder de Deus!