Isaías 61:1-3 – Qual é o Seu Chamado?
Você já parou para refletir sobre qual é o seu chamado na obra de Deus? Todos temos uma chamada específica para nossas vidas, mas nem sempre é fácil entender o que o Senhor tem reservado para nós. Hoje, exploraremos o chamado de Deus.
Nesse exato momento, reflita, pergunte a si mesmo: Qual é o meu chamado?
Convido você a abrir a palavra de Deus. Leia Isaías 61:1-3, onde o profeta nos fala sobre o chamado divino. Isaías 61:1-3 — O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor me ungiu para levar boas notícias aos pobres. Ele me enviou para cuidar dos que têm o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros.
O chamado de Deus está intimamente ligado a proclamar o ano aceitável do Senhor e anunciar o dia da vingança do nosso Deus. Deus nos chama para consolar todos os aflitos, ordenando que recebam glória em vez de cinzas, óleo de alegria em lugar de tristeza e vestes de louvor em vez de espírito angustiado. Assim, seremos chamados árvores de justiça, plantações do Senhor, para que Deus seja glorificado.
Para cumprir o Chamado de Deus em nossas vidas, é necessário estarmos atentos a alguns pontos que a palavra de Deus nos revelará. Neste estudo bíblico, acompanharemos versículo por versículo para descobrir qual é o nosso chamado. Todos nós temos um chamado, independentemente de pertencermos ou não a um ministério.
Isaías 61.1-3 nos oferece a descrição do Messias e de sua unção, relacionando-se à sua missão ou ministério. Isaías descreve mais diretamente o caráter e a supremacia no capítulo 11.2,3. Quando Jesus começou seu ministério, citou esses versículos, aplicando-os da mesma maneira.
Observamos que o ministério ungido de Jesus é descrito em Lucas 4.18-19, incluindo:
- Pregar o Evangelho aos pobres, humildes e aflitos;
- Curar os doentes espiritual e fisicamente quebrantados;
- Destruir as correntes do mal e proclamar a libertação do pecado e do domínio maligno;
- Limpar os olhos espirituais dos perdidos para que vejam a luz do evangelho e sejam salvos.
Esse propósito quádruplo caracterizava o ministério de Jesus Cristo e continuará sendo cumprido pela igreja enquanto estiver na terra.
Qual é o Seu Chamado?
1º Pregar o Evangelho aos pobres, aos humildes e aos aflitos.
Mateus 28:19 — Portanto, ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
O cumprimento do “ide” consiste em anunciar o evangelho, levando-o àqueles que ainda não têm pleno conhecimento da verdade. Seja uma pessoa afastada dos caminhos do Senhor ou alguém que nunca tenha trilhado esses caminhos.
O Seu chamado inclui levar o evangelho a toda criatura, independentemente de onde esteja ou da sua condição.
“Ide” significa levar o evangelho a todos, proclamando que Jesus Cristo cura, salva, liberta, renova e conduz ao céu.
Afirme que Jesus é o único caminho, a verdade e a vida, e que ninguém vai ao Pai senão por meio dele. Que possamos iniciar o cumprimento do chamado de Deus!
2.º Curar os Espiritual e Fisicamente Doentes e os Quebrantados
Mateus 10:8 — Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; deem também de graça.
O Senhor Jesus nos conferiu autoridade para expulsar toda enfermidade, ressuscitar os mortos, curar os leprosos e libertar pessoas de opressões malignas.
Aquilo que recebemos gratuitamente, devemos também oferecer gratuitamente a outros. Oremos com fé, acreditando que Deus irá curar, transformar, renovar e libertar, testemunhando o impossível tornar-se realidade, conforme a palavra de Deus afirma.
João 14:13 — E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho.
3.º Romper os Grilhões do Mal e Proclamar a Libertação do Pecado e do Domínio Maligno
2 Coríntios 3:17 — Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade.
Onde há a atuação do Espírito Santo, ocorre libertação, transformação, renovação, enriquecimento espiritual, mudança de vida e de caráter. Quando permitimos que Deus aja, a libertação não ocorre apenas em nós, mas também naqueles que estão ao nosso redor.
Seu chamado é promover a libertação daqueles que estão cativos, sem forças, desanimados, oprimidos e sobrecarregados por forças malignas.
Portanto, seu chamado é ministrar este evangelho com total ousadia, rompendo os grilhões do mal e proclamando a libertação do pecado e do domínio maligno.
Abrir os olhos espirituais dos perdidos para que vejam a luz do evangelho e sejam salvos.
Atos 2:21 — E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo!
4.º O Quarto e Último Chamado Consiste em Abrir os Olhos Espirituais daqueles que Ainda não Tiveram um Encontro com Deus, para que Também Possam Ver e Viver na Luz do Evangelho e Serem Salvos.
Existem pessoas neste momento que precisam de uma palavra amiga, de uma mensagem que proclame: Jesus Cristo cura, salva, liberta e conduz ao céu. Existem pessoas neste momento que desejam apenas ouvir: “Apenas Jesus te ama.”
Seu chamado é ministrar o evangelho, pregar a palavra aos pobres e necessitados, abrangendo todas as classes sociais. Compreendemos que o chamado é para curar aqueles que se encontram enfermos, tanto fisicamente quanto espiritualmente.
Entendemos que o chamado de Deus em nossas vidas é quebrar os aguilhões do mal, proclamando a libertação do pecado, anunciando a libertação da opressão. O chamado de Deus consiste em abrir os olhos daqueles que ainda não vislumbraram o Reino dos Céus. O chamado é cumprir o “Ide” por todo o mundo, pregando o evangelho a toda criatura. É levar esse evangelho àqueles que necessitam.
A partir deste momento, que possamos ministrar o evangelho que o Senhor coloca em nossas mãos. Que possamos levar essa palavra ao morador de rua, àqueles que a sociedade olha e diz que não há mais jeito, pois para Jesus tudo é possível.
Agora que compreendemos nosso chamado, que possamos levar a palavra àqueles que vivem em uma vida tortuosa! Que possamos levar a palavra de Deus e transformar a vida e a história daqueles que ainda não reconheceram Jesus como seu Salvador. Somente a palavra de Deus tem o poder de libertação (João 8:32) — “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”
Que possamos levar essa palavra de fé àqueles que ainda não descobriram qual é o seu chamado!
Se esta mensagem foi edificante para sua vida, pedimos apenas duas coisas:
- Deixe seu comentário para edificar nossa fé.
- Compartilhe nas redes sociais para que outras vidas também possam ser impactadas pelo poder de Deus.