Jó 2:3-6 – A aflição de Jó

Published On: 22 de outubro de 2022Categories: Estudo Bíblico

A história de Jó começa com uma descrição da sua vida antes da sua aflição. Ele era um homem rico, com uma família numerosa e uma vida próspera. No entanto, tudo mudou quando Satanás resolveu testar Jó, pedindo a Deus para lhe permitir causar sofrimento a Jó. 

Jó 2:3-6 – E disse o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa.

Então Satanás respondeu ao Senhor, e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.

Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face!

E disse o Senhor a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida.

Deus concordou, e Satanás começou a causar problemas para Jó, tirando-lhe a sua família, a sua saúde e a sua riqueza. Jó ficou muito angustiado e começou a questionar a justiça de Deus, mas continuou a servi-lo fielmente. Finalmente, depois de muitas provações, Jó foi recompensado por Deus e teve a sua vida restaurada.

Jó temia ao Senhor mesmo sem o conhecê-lo, isso significa que a sua fé era genuína. Deus permitiu que Satanás trouxesse aflições sobre Jó, mas também lhe deu força para suportar tudo o que estava a acontecer. Jó mostrou que era fiel a Deus, mesmo nas piores circunstâncias, e isso foi recompensado no final.

Jó nos ensina que devemos permanecer fiéis a Deus e meio as aflições:

1. Certifique-se de que a sua fé é genuína. Jó temia ao Senhor, mesmo sem o conhecê-lo, o que significa que a sua fé era genuína. Se a sua fé for genuína, isso dar-lhe-á força para suportar qualquer aflição que o venha a atingir.

2. Lembre-se de que Deus está no controle. Deus permitiu que Satanás trouxesse aflições sobre Jó, mas também lhe deu força para suportar tudo o que estava a acontecer. Isto significa que Deus está no controle e que Ele tem um plano para a sua vida, mesmo nas piores circunstâncias.

3. Fique firme na sua fé. Jó mostrou que era fiel a Deus, mesmo nas piores circunstâncias, e isso foi recompensado no final. Se você permanecer firme na sua fé, Deus também o recompensará.

4. Confie em Deus. Jó teve que confiar em Deus para suportar todas as aflições que o atingiram. Se você está a passar por alguma aflição, confie em Deus para ajudá-lo a superar tudo o que está a acontecer.

Se você está passando por alguma aflição, certifique-se de que a sua fé é genuína, lembre-se de que Deus está no controle, fique firme na sua fé e confie em Deus para ajudá-lo a superar tudo o que está a acontecer.

Jó foi um homem que enfrentou a dor da perda. Primeiro, perdeu a sua família, depois a sua saúde e, por fim, a sua riqueza. Jó ficou muito sofrido com tudo o que aconteceu, mas continuou a servir a Deus fielmente. No final, Deus recompensou Jó por ser fiel e restaurou a sua vida.

Jó 1:13-21 – E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam, e bebiam vinho, na casa de seu irmão primogênito,

Que veio um mensageiro a Jó, e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pastavam junto a eles;

E deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.

Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu, e só eu escapei para trazer-te a nova.

Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Ordenando os caldeus três tropas, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.

Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito,

Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova.

Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou.

E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor.

Quando enfrentamos a dor da perda, temos que nos lembrar de que Deus está no controle. Deus permitiu que Satanás trouxesse aflições sobre Jó, mas também lhe deu força para suportar tudo o que estava a acontecer. 

Isto significa que Deus tem um plano para a sua vida, mesmo nas piores circunstâncias. 

Jó sofreu muito com as chagas que Satanás lhe causou. Ele ficou coberto de chagas e muito doente. No entanto, mesmo nas piores circunstâncias, Jó permaneceu fiel a Deus. Finalmente, Deus o recompensou e restaurou a sua saúde.

As chagas de Jó representam as dores e sofrimentos que todos nós enfrentamos na vida. No entanto, mesmo nas piores circunstâncias, podemos permanecer fiéis a Deus. 

Jó 2:7 – Então saiu Satanás da presença do Senhor, e feriu a Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça.

Jó raspava as suas chagas com cacos para aliviar a sua dor. Isto representa o sofrimento que todos nós enfrentamos na vida. No entanto, mesmo nas piores circunstâncias, podemos encontrar alívio no Senhor.

Jó 2:8,9 – E Jó tomou um caco para se raspar com ele; e estava assentado no meio da cinza.

Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre.

A esposa de Jó foi uma das poucas pessoas que permaneceram ao seu lado durante a sua aflição. Ela o incentivou a renunciar a Deus e a morrer, mas Jó permaneceu fiel. No final, Deus recompensou Jó por ser fiel e restaurou a sua vida.

A esposa de Jó representa as pessoas que estão ao nosso lado durante as nossas aflições. Elas podem tentar nos incentivar a renunciar a Deus, mas devemos permanecer fiéis. 

Jó 2:8-10 – E Jó tomou um caco para se raspar com ele; e estava assentado no meio da cinza.

Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre.

Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.

Jó nos ensina que devemos permanecer fiéis a Deus, mesmo nas piores circunstâncias. Deus é no controle e tem um plano para a nossa vida, mesmo nas piores circunstâncias. 

Jó superou as suas aflições porque permaneceu fiel a Deus. Ele não renunciou a Deus, mesmo quando tudo parecia estar contra ele. 

Jó 1:22 – Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma. Jó mostrou que a sua fé era genuína e isso foi recompensado no final. Se você está a passar por alguma aflição, certifique-se de que a sua fé é genuína, lembre-se de que Deus está no controle, fique firme na sua fé e confie em Deus para ajudá-lo a superar tudo. Se você está a passar por alguma aflição, confie em Deus para ajudá-lo a superar tudo o que está a acontecer.

Share this article

Written by : Ministério Veredas Do IDE

Leave A Comment

Follow us
Latest articles