João 3:1- Jesus instrui Nicodemos acerca do novo nascimento

Published On: 22 de junho de 2022Categories: Estudo Bíblico

Significado do Nome Nicodemos

O significado do nome Nicodemos é: conquistador do povo. Nicodemos surge na bíblia sagrada no evangelho de João 3:1. 

Quem era Nicodemos?

João 3:1 Nicodemos era fariseu e fazia parte da membresia do conselho de líderes judaicos.

E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.

A conversa de Nicodemos e Jesus 

No Evangelho de João, temos a narrativa com riquíssimos detalhes do encontro de Nicodemos com Jesus. Oque ele ouvia a respeito de Jesus despertou em Nicodemos um enorme interesse em conhecer quem era este homem chamado Jesus e então ele resolve procurá-lo para conversar a sós com Jesus.

Este encontro ocorreu a noite e em segredo, Nicodemos provavelmente queria evitar os comentários dos colegas. Nicodemos ao conversar com Jesus, demonstra grande respeito e consideração por Jesus e os milagres comprovaram os seus ensinos reconhecendo-o como procedente da parte de Deus.

João 3:2 – Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.

Jesus então responde a Nicodemos, que aqueles que desejavam alcançar o reino de Deus precisavam nascer de novo. Diante desta resposta de Jesus, vemos que Nicodemos não consegue entender a respeito deste segundo nascimento. Jesus então explica sobre a necessidade da operação do Espírito Santo na vida do indivíduo tem o objetivo de ver o reino de Deus.

Observamos o quão perplexo estava Nicodemos diante das coisas que ouvia e Jesus destaca diálogo mesmo sendo Nicodemos líder de Israel, o mesmo não conseguia entender aqueles ensinamentos.

João 3:3-10 — Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade, te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?

Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

Não te maravilhes de te ter dito: necessário vos é nascer de novo.

O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

Nicodemos respondeu, e disse-lhe: como pode ser isso?

Jesus respondeu, e disse-lhe: tu és mestre de Israel, e não sabes isto?

O problema de Nicodemos certamente não estava nas coisas entendidas, ou seja, nas coisas terrenas, mas sim o problema estava em não entender as coisas espirituais, difícil parecia ser para Nicodemos crer no filho de Deus em sua crucificação e sua morte.

 Evangelho de João Capítulo 3 Versículos 13 e 14

Da mesma forma que a serpente de bronze foi levantada em uma haste, Cristo seria levantado na cruz. Se olharmos para Ele teremos a vida eterna.

Entenda que a serpente que Moisés ergueu lá no deserto tinha uma haste.  A palavra Haste significa: pau ou ferro erguido e retilíneo em que se encrava ou apoiar algo; hástea. Da mesma forma que Moisés ergueu a serpente no deserto, Cristo Jesus no momento da crucificação seria erguido por uma cruz. E quando Olhamos para Jesus, não somos condenados a perecer, mas sim recebemos a vida eterna. 

João 3:13-15 — Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu. E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Não sabemos ao certo se Nicodemos creu em Jesus Cristo, pois o texto não esclarece nada a respeito, mas se observarmos algumas passagens veremos que Nicodemos:

Tenha “defendido” quando alguns dos fariseus procuravam um meio para condenar Jesus.

João 7:50-53 Nicodemos, que era um deles (o que de noite fora ter com Jesus), disse-lhes: porventura condena a nossa lei um homem sem primeiro o ouvir e ter conhecimento do que faz? Responderam eles, e disseram-lhe: és tu também da Galileia? Examina, e verás que da Galileia nenhum profeta surgiu. E cada um foi para sua casa.

Após a morte de Jesus Cristo vemos Nicodemos Juntamente a José de Arimatéia ajudando na retirada do corpo do filho de Deus da Cruz e colocado no sepulcro. 

João 19:38-42 — Depois disto, José de Arimatéia (o que era discípulo de Jesus, mas oculto, por medo dos judeus) rogou a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus. E Pilatos lho permitiu. Então foi e tirou o corpo de Jesus.

E foi também Nicodemos (aquele que anteriormente se dirigira de noite a Jesus), levando quase cem arráteis de um composto de mirra e aloés.

Tomaram, pois, o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com as especiarias, como os judeus costumam fazer, na preparação para o sepulcro.

E havia um horto naquele lugar onde fora crucificado, e no horto um sepulcro novo, em que ainda ninguém havia sido posto.

Ali, pois (por causa da preparação dos judeus, e por estar perto aquele sepulcro), puseram a Jesus.

A bíblia não relata com total clareza se Nicodemos tenha se tornado um cristão secretamente.

Talvez a proximidade de Nicodemos com José de Arimatéia, tenha gerado uma identificação com mesma fé e, ao mesmo tempo no medo dos judeus

Que Deus possa abençoar sua vida e lhe fazer crescer cada dia mais na fé, na graça e no conhecimento!

Share this article

Written by : Ministério Veredas Do IDE

Leave A Comment