Mateus 24:46 – Como servir a Deus?

Published On: 13 de março de 2022Categories: Estudo Bíblico

Estamos a serviço de Deus nesta terra, mas você sabe o que realmente é servir a Deus? Servir significa: trabalhar em favor de alguém. E estamos realmente trabalhando a serviço do reino de Deus. Quando Jesus vem a terra, cumpre seu propósito e nos capacita para que possamos continuar dando prosseguimento a sua obra salvadora. João 14:12 – Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.

Quando o Senhor Jesus voltar para buscar sua igreja ou em chamada individual, ele deseja que venhamos estar vigilantes, servindo com lealdade e amor a sua palavra. Mateus 24:46 Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servir assim.

As características de do servo de Deus

Humildade

Servir a Deus exige do ser humano humildade. Mateus 23:11 – O maior entre vocês deverá ser servo. O próprio senhor Jesus Cristo sendo ele 100% homem e 100% Deus, demonstrou sua humildade. Jesus Cristo, mesmo sendo Deus ele dá sua vida para que pudéssemos viver.

Adoração em Espírito e em verdade:

João 4:23 – Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

O’Que significa adorar a Deus em espírito e em verdade?

Quando falamos em adoração devemos compreender que adorar em espírito e em verdade é esta com o coração voltado totalmente para Deus através de uma adoração sincera. A mais  verdadeira adoração não é aquela que provém apenas dos nossos lábios, onde muitas vezes usamos palavras vagas ou repetidas, mas sim aquela que vem do coração,

Temos um grande ajudador e ele é quem nos ajuda a orar, seu nome é Espírito Santo, o espírito Santo é quem nos quebranta, nos mostrando que somos dependentes de Deus. Quando falamos que devemos adorar devemos compreender que a adoração é onde demonstramos nosso respeito, temor, obediência e dedicação a Deus.

Obediência a Deus e sua palavra e cumprimento dos mandamentos:

Deuteronômio 27:10 – Portanto obedecerás à voz do Senhor teu Deus, e cumprirás os seus mandamentos e os seus estatutos que hoje te ordeno. O Servo está prontamente a ouvir a voz de Deus, pois ele ama seu senhor e se sente útil ao trabalhar em seu favor. Obediência à palavra de Deus é a chave para uma caminhada cristã vitoriosa. Mas não é dificil obedecer a palavra de Deus, a ponto de cumprir os dez mandamentos?

Quais são os dez mandamentos? 

  1. “Não terás outros deuses diante de mim”. …
  2. “Não farás para ti imagens de escultura”. …
  3. “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão”. …
  4. “Lembra-te do dia do Sábado, para o santificar”. …
  5. “Honra a teu pai e a tua mãe”. …
  6. “Não matarás”. …
  7. “Não adulterarás”. …
  8. “Não furtarás”.
  9. “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo”.
  10. “Não cobiçarás”.

Os dez mandamentos do Senhor são exatamente todos estes que foram citados acima. Mas como cumprir os dez mandamentos nos dias de hoje?

Alguém em uma certa ocasião perguntou a Jesus, mestre, qual é o grande mandamento na lei?

Mateus 22:37-40 – E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

Agora observe que o primeiro consiste em amar ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Juntamente com o segundo que consiste em amar ao próximo como a ti mesmo.

Aqui temos a chave para o cumprimento dos dez mandamentos, pois quem ama ao Senhor Deus de todo o coração, de toda alma, de todo o pensamento e ama ao próximo como a ele mesmo.

  1. Terá outros deuses? Não
  2. Farás para imagens de escultura? Não
  3. Tomarás o nome do Senhor Deus em vão? Não
  4. Lembra do dia do Senhor, para santificar? Sim
  5. Honra a teu pai e a tua mãe? Sim
  6. Vai matar? Não
  7. Vai adulterar? Não
  8. Vai furtar? Não
  9. Vai dizer falso testemunho contra o próximo? Não
  10. Vai cobiçar? Não

Amor:

Ser servo de Deus implica diretamente em amar, pois se não formos capazes de amar nossos semelhantes a quem vemos, como podemos amar a Deus que não vemos?

1 Coríntios 13:1-4 – Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

Compreendemos com o versículo acima, o quão grande é a importância do amor. Ainda que falássemos nas línguas dos anjos e dos homens, ainda que profetizassem, e a ponto de doar toda a fortuna aos pobres ou chegasse a ponto de ser morto, sem amor, nada, nada disso teria valor.

Ou seja, quando fazemos com amor não esperamos reconhecimento e nem glória, não desejamos realizar algo em benefício próprio. temos como base: Mateus 6:1-4 – Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.

Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;

Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente.

O Senhor nos alerta para que tenhamos cuidado e que jamais devemos praticar boas ações em público, para serem admirados por outros, pois quando assim agimos não recebemos a recompensa de seu Pai, que está no céu.

Devemos sim ajudar aos necessitados, mas quando decidimos ajudar alguém, jamais devemos agir como aqueles que fazem um movimento visando serem elogiados pelos outros. Quem assim age não receberá outra recompensa além dessa, pois já receberam sua “glória” nesta terra.  

Quando ajudamos alguém necessitado, não devemos deixar que a mão esquerda saiba o que a direita está fazendo, ou seja, não é necessário que a rede social, os vizinhos, os jornais, venham saber o’que você realizou na vida de alguém. Deus observa nossas atitudes em secreto e quando ajudamos alguém em secreto, Deus nos recompensará.

João 13:34 – Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. 

Quando tomamos a sábia decisão de aceitar Jesus como Salvador e nos tornamos servos de Deus temos o desejo de estar onde Deus deseja que estejamos, seguimos todos os seus passos de forma incansável, pois sabemos que Deus  nos honrará. João 12:26 – Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará.

Deus honrará aos seus servos e tem um galardão para cada um, por isso sirva a Deus, não seja somente mais um, mas seja o melhor servo, pois nosso galardão não está nesta terra, mas sim ele vem de Deus o autor e consumador de nossa fé!

Share this article

Written by : Ministério Veredas Do IDE

Leave A Comment