Estamos a serviço de Deus nesta terra, mas você já parou para pensar o que realmente significa servir a Deus? Servir é trabalhar em favor de alguém, e nós fomos chamados para trabalhar pelo Reino. Quando Jesus veio à terra, cumpriu seu propósito e nos capacitou para continuar a sua obra salvadora.
“Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que eu tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai.” (João 14:12)
Quando o Senhor Jesus voltar para buscar a sua igreja ou nos chamar individualmente, Ele deseja nos encontrar vigilantes, servindo com lealdade e amor à sua Palavra.
“Feliz aquele servo que o seu senhor encontrar fazendo assim quando voltar.” (Mateus 24:46)
As Características do Verdadeiro Servo de Deus
1. Humildade
Servir a Deus exige humildade genuína.
“O maior entre vós será servo.” (Mateus 23:11)
O próprio Jesus, sendo 100% Deus e 100% homem, lavou os pés dos discípulos e deu a vida por nós. Ele é o maior exemplo de humildade que o mundo já viu.
2. Adoração em Espírito e em Verdade
“Mas está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.” (João 4:23)
Adorar em espírito e em verdade é entregar o coração por inteiro a Deus, com sinceridade. Não basta repetir palavras bonitas; a verdadeira adoração nasce de um coração quebrantado e dependente. É o Espírito Santo quem nos ajuda a orar, quem nos convence do pecado e nos leva a uma vida de reverência, obediência e dedicação total ao Senhor.
3. Obediência à Palavra e aos Mandamentos
“Obedecerás, pois, à voz do Senhor, teu Deus, e cumprirás os seus mandamentos e os seus estatutos que hoje te ordeno.” (Deuteronômio 27:10)
O servo ouve a voz do Mestre porque o ama. Mas será que obedecer aos Dez Mandamentos é tão difícil hoje? Alguém perguntou a Jesus qual era o maior mandamento, e Ele resumiu tudo em dois:
“Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.” (Mateus 22:37-40)
Quem ama a Deus de todo o coração e ama o próximo como a si mesmo automaticamente cumpre os dez mandamentos. Amor é a chave que abre todas as portas da obediência.
4. Amor Genuíno
Ser servo de Deus é amar — amar sem esperar reconhecimento.
“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o sino que retine… Ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitaria.” (1 Coríntios 13:1-4)
Fazer boas obras para ser visto pelos homens anula a recompensa celestial.
“Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas… para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a sua recompensa.” (Mateus 6:2)
Jesus ensinou: faça o bem em secreto. Que a mão esquerda não saiba o que faz a direita. Deus vê o oculto e recompensa publicamente.
“Novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.” (João 13:34)
“Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará.” (João 12:26)
Deus honra os seus servos fiéis. O galardão não vem desta terra, mas do próprio Pai.
Sirva a Deus com todo o coração. Não seja apenas mais um — seja o melhor servo que o Reino já viu. Porque o Autor e Consumador da nossa fé está voltando, e Ele quer nos encontrar trabalhando com alegria, amor e fidelidade.