Provérbios 14:1 – A mulher sábia edifica sua casa
Provérbios 14:1 – Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos. Sabemos que para edificar algo, é necessário que se tenha sabedoria para que essa edificação seja perfeita. a mulher sábia sabe o momento de agir pois a sua sabedoria não vem dela, mais de Deus. Um lar que tem Deus como centro é um lar de paz, refrigério e fé.
Edificar significa: Erguer ou elevar uma construção de acordo com uma estrutura pré-estabelecida e com o auxílio dos materiais necessários.
A mulher sábia usa a fé que possui em Deus para buscar pelo casamento, zela pelo respeito, cultiva a amizade, o companheirismo e trabalha em conjunto para o crescimento da sua família.
Tolo significa: desprovido de inteligência, de instrução e conhecimento; ignorante.
Ao falar da mulher tola, vemos uma mulher que joga toda conquista da família fora, vemos uma mulher sem paciência no casamento, sem paciência com a família e que não anda segundo a vontade de Deus.
Acima falamos de duas mulheres, a tola e a que edifica. São dois tipos de mulheres que existem no mundo que se diferenciam pelo seu comportamento diante das situações.
A mulher sábia está interessada no crescimento e bem-estar material e espiritual da sua casa e de sua família, enquanto a mulher tola está totalmente desinteressada pelo crescimento e bem-estar físico e espiritual de sua família.
É muito importante que a mulher venha buscar em Deus, sabedoria e Tiago ensina que é importante buscar a sabedoria em Deus.
Tiago 1:5,6 – E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.
É de extrema importância que no âmbito familiar não apenas a mulher, mas todos que compõem a casa, venham buscar em Deus Sabedoria para lidar com os momentos de balanças e escassez, ou seja momentos de felicidades fico a momentos de angústias, pois a vida exige do ser humano sabedoria em todos os momentos, para que seja tomada as melhores decisões.
As melhores decisões que são tomadas dentro da família, vão ser as melhores decisões que manterão essa família unida para enfrentar toda e qualquer dificuldade.
Por este motivo é importante que aqui falando do tema mulher sábia, a mulher venha estar constantemente buscando a Deus sabedoria para administrar o celular para cuidar do seu casamento e da sua família.
A maior dádiva de uma mulher, foi atribuída por Deus que é o poder de gerar filhos, e também por cuidar do lar e ser uma boa mãe e esposa.
Vemos lá no jardim do Éden quando Deus cria a mulher da costela de Adão, nascia ali quem seria adjutora, a ajudadora do homem a mulher auxiliaria o homem no seu dia a dia e esse auxílio exige sabedoria.
Sabemos que não é fácil administrar uma família, mas com a sabedoria de Deus certamente se torna possível ter uma família abençoada.
Exemplos de mulheres sábias
Débora, juíza de Israel que liderou seu povo em uma guerra contra Sísera.
Juízes 4:4-9 – E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Ela assentava-se debaixo das palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo.
E mandou chamar a Baraque, filho de Abinoão de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Porventura o Senhor Deus de Israel não deu ordem, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom;
E atrairei a ti para o ribeiro de Quisom, a Sísera, capitão do exército de Jabim, com os seus carros, e com a sua multidão; e o darei na tua mão.
Então lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei.
E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de uma mulher o Senhor venderá a Sísera. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quedes.
o que podemos aqui extrair é que a mulher tem o papel de também cuidar da sua família, observando os seus filhos observando o seu casamento, auxiliando o seu esposo, para que essa família venha estar sempre guardada por Deus.
Marta e Maria foram duas mulheres que ensinam que devemos buscar a melhor parte que é a presença de Deus, pois enquanto Marta estava ocupada com seus afazeres domésticos, Maria escolheu a melhor parte que foi se assentar aos pés de Jesus para aprender os seus ensinamentos.
Lucas 10:38-42 -E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;
E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.
Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.
E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;
E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.
A mulher sábia tem a total certeza de que quem sustenta a sua casa e a sua família é Deus e que possamos ser mulheres sábias, fortes na fé ajudadoras.
Tito 2:4,5 – Devem instruir as mulheres mais jovens a amar o marido e os filhos,
a viver com sabedoria e pureza, a trabalhar no lar, a fazer o bem e a ser submissas ao marido. Assim, não envergonharão a palavra de Deus.
Tito fala a respeito do propósito de Deus para com as mulheres em relação à família, marido, lar e maternidade. A mulher para Deus tem uma função muito linda e importante pois consiste em saber ensinar, cuidar e ser a coluna da casa.
A mulher sábia auxilia seu marido e é companheira para toda vida, ajuda o esposo a formar nos filhos um caráter de santidade e temor ao Senhor.
Compreendemos que Deus é o centro de tudo e os filhos e o marido e o precisarão ser o centro do interesse de uma mulher cristã, ou seja, a mulher está sempre a orientar a sua casa a viver as práticas de uma vida em santidade.
O que a palavra de Deus ensina a nós mulheres é que não devemos deixar a sabedoria de lado, mesmo quando enfrentamos as tribulações e provações, pois é justamente nesses momentos de crises que temos que agir com total e plena sabedoria, usando a fé que temos em Deus, pois a fé que nos sustenta e nos mantém de pé.
Jesus ensina que devemos ter uma fé pequena do tamanho de um grão de mostarda.
Mateus 17:20 – E Jesus lhes disse: Por causa de vossa incredulidade; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.
Jesus nos ensina que a nossa fé deve ser uma fé deve ser crescente, pois o grão de mostarda é assim pequeno, mas ao cair em terra fértil, ele cresce e produz frutos. O resultado da fé dentro da família é grande, mas começa pequeno, dentro do casamento e da família com fé em Deus, orando pela família, com amor, respeito e sabedoria.
Começamos desde a pequena semente, onde aprendemos a administrar e enfrentar as dificuldades da vida, para que mais à frente venhamos escolher os frutas e frutos grandes, como filhos que crescem dentro da presença de Deus, com esposo que segue e cumpre a vontade de Deus, com lar abençoado e cheio da Paz de Deus.
Então devemos compreender que junto da fé vem a sabedoria que Deus concede a cada um que pedir.
A mulher é uma peça rara e a mais valiosa que Deus pode fazer. Podemos até compreender que cada mulher teve a sua função diferenciada, mas as mulheres sábias tiveram a mesma fé em Deus e por isso se tornaram vitoriosas.
Share this article
Written by : Ministério Veredas Do IDE
Latest articles
setembro 19, 2024
setembro 19, 2024