O que é Fé? Definição, conceito e significado na Bíblia

Published On: 7 de novembro de 2021Categories: Estudo Bíblico

O que significa fé? Segundo o dicionário, fé é uma palavra que significa “confiança”, “crença”, “credibilidade”. A fé é um sentimento de total crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa.

Mas afinal o que é fé na bíblia? Em Hebreus 11:1,2 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.

A fé é o firme fundamento e prova, ou seja, a fé alicerça nossa crença e nos faz ter atitude contrária às dúvidas. Ter fé em Deus é acreditar na sua existência e na sua onisciência. A fé nos faz ver as coisas espirituais se tornarem reais, pois quando cremos em Deus de forma em que não haja espaço para dúvida, o seu poder espiritual se torna visível.

A fé tem o poder de trazer à existência aquilo que não existe, tem o poder de trazer a cura, a libertação, a fé tem o poder de realizar grandes milagres, sinais e maravilhas.

Milagres que ocorreram na bíblia através da fé.

Pela fé, Noé construiu uma grande embarcação para salvar sua família do dilúvio. Ele obedeceu a Deus, que o advertiu a respeito de coisas que nunca havia acontecido. Pela fé, condenou o resto do mundo e recebeu a justiça que vem por meio da fé. Hebreus 11:7

Pela fé, Abraão obedeceu quando foi chamado para ir à outra terra que ele receberia como herança. Ele partiu sem saber para onde ia.

E, mesmo quando chegou à terra que lhe havia sido prometida, viveu ali pela fé, pois era como estrangeiro, morando em tendas. Assim também fizeram Isaque e Jacó, que herdaram a mesma promessa.

Abraão esperava confiantemente pela cidade de alicerces eternos, planejada e construída por Deus. Hebreus 11:8-10

Pela fé, até mesmo Sara, embora estéril e idosa, pôde ter um filho. Ela creu que Deus era fiel para cumprir sua promessa.

E, assim, uma nação inteira veio desse homem velho e sem vigor, uma nação numerosa como as estrelas do céu e incontável como a areia da praia. Hebreus 11:11,12

Pela fé, Abraão, ao ser posto à prova, ofereceu Isaque como sacrifício. Abraão, que havia recebido as promessas, estava disposto a sacrificar seu único filho, Hebreus 11:17

Pela fé, os pais de Moisés o esconderam por três meses tão logo ele nasceu, pois viram que a criança era linda e não tiveram medo de desobedecer ao decreto do rei. Hebreus 11:23

Pela fé, o povo de Israel atravessou o mar Vermelho, como se estivesse em terra seca. Quando os egípcios tentaram segui-los, morreram todos afogados. Hebreus 11:29

Pela fé, o povo marchou ao redor de Jericó durante sete dias, e suas muralhas caíram. Hebreus 11:30

Pela fé, a prostituta Raabe não foi morta com os habitantes de sua cidade que se recusaram a obedecer, pois ela acolheu em paz os espiões. Hebreus 11:31

A fé vem pelo ouvir!

Romanos 10:17 — De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

O’Que o versículo de Romanos 10:17 está dizendo é que fé nasce quando ouvimos falar de Deus, e isso se chama dom; Efésios 2:8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

Quando ouvimos a ministração do Evangelho, Deus naquele exato momento está nos oferecendo gratuitamente este dom, e por esse motivo que a pregação do evangelho é de extrema importância, pois através delas outras pessoas poderão não apenas conhecerem, mas crerem e alcançarem a salvação.

Infelizmente nem todos aqueles que ouvem, creem a pregação deste evangelho genuíno, pois muitos se recusam a acreditar em Deus, e se recusam a obedecer a sua palavra, cumprir os seus mandamentos e viver uma vida em santidade.

O justo viverá pela fé

A bíblia nos ensina que os justos devem viver neste mundo mediante sua fé em Deus. Essa fé aqui descrita, significa firme confiança em Deus e na retidão dos seus caminhos, é uma lealdade pessoal a Ele como Salvador e senhor e também a perseverança moral para seguir os seus caminhos.

Para vivermos neste mundo e enfrentarmos toda e qualquer dificuldade, precisamos estar firmes em Deus por intermédio da Fé. A palavra de Deus ensina que nossa fé deve ser semelhante a um grão de mostarda, ou seja, começa pequeno, mas cresce se desenvolve no decorrer da caminhada cristã.

Os tipos de fé

Fé natural. Quando falamos a respeito da Fé natural, estamos falando do homem já nasce acreditando em alguma coisa. O fato de alguém acreditar que algo que ele ainda não viu, se tornará realidade, como exemplo a esperança de um dia melhor, já significa fé natural.

Fé Salvadora. A fé salvadora é aquela que leva o homem a ter intimidade com Deus. A fé faz com que o homem creia que Deus existe e que é galardoador dos que o buscam.

Fé Sobrenatural. Através do Espírito Santo, a fé é acrescentada de forma que muitas vezes não é possível conseguirmos explicações para tais milagres que acontecem por intermédio da fé.

Share this article

Written by : Ministério Veredas Do IDE

Leave A Comment

Follow us
Latest articles