A palavra arrependimento, no dicionário, significa: “Sentimento de contrição ou rejeição demonstrado pelo pecador em relação aos seus pecados, fazendo com que este pratique o bem para conseguir a sua remissão”. Vemos a palavra arrependimento diversas vezes na Bíblia Sagrada e compreendemos que esse é um ponto importantíssimo para podermos alcançar a salvação.
Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e para que venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, (Atos 3:19)
O versículo acima nos ensina que devemos nos arrepender e, em seguida, nos converter. Somente assim nossos pecados serão apagados. Não existe conversão sem arrependimento. De forma alguma podemos aceitar Jesus Cristo e continuar vivendo nas mesmas práticas. O arrependimento gera no ser humano mudança de vida, de caráter, de pensamentos e atitudes.
Em Atos 3:19, compreendemos que Deus determinou que abençoará o seu povo com o derramamento do Espírito Santo sob as condições prévias do arrependimento, de se desviar do pecado da geração perversa ao seu redor e de se converterem: voltar-se a Deus, ouvindo tudo quanto Cristo, o Profeta, lhe diz, e sempre progredir em obediência sincera a Cristo.
As Quatro Condições para o Avivamento em 2 Crônicas 7:14
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. (2 Crônicas 7:14)
Precisamos, constantemente, estar voltados para Deus, renunciando às nossas vontades e desejos. Devemos nos humilhar, orar, buscar a face de Deus e nos converter dos maus caminhos.
Humilhar-se: O povo de Deus deve reconhecer as suas faltas, manifestar tristeza pelo pecado e renovar o compromisso de fazer a vontade de Deus.
Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus; (Mateus 5:3)
Compreendemos que “pobres em espírito” significa reconhecer que não temos nenhuma autossuficiência espiritual e que dependemos da vida do Espírito, do poder e da graça divina para entrar no Reino de Deus.
Orar: O povo de Deus deve clamar agonizantemente, pedindo misericórdia, sendo dependente dele e confiando na sua intervenção. A oração deve ser fervente e persistente até que Deus responda do céu.
Ele atenderá à oração do desamparado, e não desprezará a sua oração. (Salmos 102:17)
Deus de forma alguma deixará de atender a uma oração feita por quem quer que seja, pois este é o único modo de nos comunicarmos com Ele. Deus pode fazer muitas coisas acontecerem em nossas vidas mediante as nossas orações, pois os seus ouvidos estão atentos ao nosso clamor.
Buscar a face de Deus: Devemos, com dedicação, buscar a face de Deus de todo o coração e ansiar pela sua presença, não simplesmente tentar fugir da adversidade.
Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; e converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. (Isaías 55:6-7)
O pecador deve buscar a Deus enquanto a promessa de ouvi-lo está em vigor, pois o tempo para receber a salvação aqui tem limite. Chegará o dia em que Ele não será achado.
Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto, onde vossos pais me tentaram, me provaram e viram as minhas obras por quarenta anos. Por isso, me indignei contra esta geração e disse: Estes sempre erram em seu coração e não conheceram os meus caminhos. Assim, jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso. Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel para se apartar do Deus vivo. (Hebreus 3:7-12)
Converter-se dos maus caminhos: O povo de Deus deve se arrepender com sinceridade, abandonar pecados específicos e todas as formas de idolatria, renunciar ao mundanismo, chegar-se a Deus pedindo misericórdia, perdão e purificação.
Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. (Hebreus 4:16)
A Tríplice Promessa Divina
Quando essas quatro condições são cumpridas, realiza-se a tríplice promessa divina do avivamento. Primeiro, Deus desviará a sua ira, ouvirá o clamor angustiado e atenderá a oração, manifestando compaixão. Segundo, perdoará os pecados, purificará o povo e restaurará o seu favor, presença, paz, verdade, justiça e poder. Terceiro, sarará o povo e a sua terra, derramando chuvas, favor, bênçãos físicas e o Espírito Santo, com despertamento espiritual entre o seu povo e os perdidos.
Quando alguém reconhece seus erros, se humilha perante a potente mão de Deus, busca em oração a sua face de todo o coração e se converte dos maus caminhos, Deus olha para ele com misericórdia e reverte toda a sentença.
Esse versículo continua válido até os dias de hoje, pois o nosso Deus não mudou. Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente.
Para que o Senhor realize algo em nossas vidas, primeiro é necessário que tenhamos atitude de mudança. Somos dependentes de Deus, dos seus cuidados e da sua misericórdia. Devemos buscá-lo até que Ele nos responda e chamar a atenção de Deus para nossas vidas.
Não existe vida cristã sem diálogo com Deus através da oração. É extremamente importante para o cristão viver uma vida de oração e buscar a Deus constantemente.
É necessário reconhecer os nossos maus caminhos e abandoná-los. Não importa o que fizemos até aqui; o que importa é a partir daqui, como sairemos deste momento.
O arrependimento é mudança na vida de uma pessoa. Aquele que furtava não furta mais, aquele que matava não mata mais, aquele que se prostituía não se prostitui mais, pois agora vivem segundo a vontade de Deus.
Permita que Deus mude a sua vida hoje! Arrependa-se e venha para o aprisco, pois o Senhor deseja salvá-lo. Você é importante para Deus.