O arrebatamento da Igreja é um dos eventos mais aguardados pelos cristãos, descrito na Bíblia com detalhes que trazem esperança e certeza. Embora não saibamos o dia exato nem possamos prever o momento preciso, pois isso permanece oculto, a Palavra de Deus revela verdades claras e consoladoras sobre como isso acontecerá. Esse momento marca o encontro definitivo entre Jesus e Sua noiva, a Igreja, e transforma para sempre a realidade dos salvos.
Primeiro, o próprio Jesus descerá do céu para buscar os Seus. Será um evento poderoso e glorioso, acompanhado de sinais celestiais que anunciam Sua chegada.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. (1 Tessalonicenses 4:16-17)
Em seguida, nós, os que estivermos vivos naquele instante, seremos transformados e arrebatados juntamente com os ressuscitados para nos encontrarmos com o Senhor nos ares. Dali em diante, estaremos para sempre com Ele.
Esse acontecimento será repentino e inesperado, sem qualquer aviso prévio que permita preparação de última hora.
Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão. (1 Tessalonicenses 5:1-3)
A Bíblia enfatiza que todos os verdadeiros crentes vivos no momento do arrebatamento participarão desse evento glorioso. Não haverá distinção: os que permanecerem fiéis serão levados para junto de Jesus.
O que a Bíblia Diz sobre o Anticristo?
O Anticristo surge como uma figura central durante o período da Tribulação. Ele será um líder mundial carismático, mas completamente enganador, que se oporá a tudo o que é de Deus.
E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela? E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses. E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu. E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação. E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. (Apocalipse 13:4-8)
Ele exigirá adoração absoluta, proclamando-se como deus e perseguindo ferozmente os que se recusarem.
O que a Bíblia Diz sobre a Tribulação?
A Tribulação será um tempo de sete anos de intenso sofrimento na terra, marcado por guerras, fomes, mortes e perseguições sem precedentes. O Anticristo exercerá domínio global durante essa fase.
E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. (Apocalipse 6:9)
Esse período representa o juízo divino sobre um mundo rebelde.
A Segunda Vinda de Jesus Cristo
Após a Tribulação, virá a gloriosa segunda vinda de Jesus à terra. Ele retornará em poder e majestade para derrotar Seus inimigos e estabelecer justiça.
E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores. (Apocalipse 19:11-16)
Deus estabelecerá Seu reino eterno.
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado estará sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto. (Isaías 9:6-7)
O Milênio: Mil Anos de Paz
O Milênio será um período de mil anos de paz e prosperidade sob o reinado de Cristo.
E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois disto importa que seja solto por um pouco de tempo. E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos. (Apocalipse 20:1-6)
O Inferno e o Céu na Visão Bíblica
O inferno é um lugar real de tormento eterno para quem morre sem Cristo, marcado por trevas, fogo e sofrimento contínuo.
O céu, por outro lado, representa a plenitude da alegria eterna para os salvos.
E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, preparada como uma esposa adornada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreva; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. (Apocalipse 21:1-5)
A Bíblia descreve o céu como um lugar sem morte, tristeza ou dor, cheio de paz e comunhão com Deus.
Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão. (Isaías 65:17)
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. (João 14:2-3)