Como estudar a Bíblia?

Published On: 10 de junho de 2022Categories: Estudo Bíblico

 Como estudar a Bíblia Sagrada? Sabemos que o estudo da bíblia é algo importantíssimo para o fortalecimento do Cristão, pois é através da bíblia que conhecemos mais de Deus e fortalecemos a nossa fé.

Oséias 6:3 – Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.

 Antes de começarmos  a estudar a Bíblia Sagrada, devemos orar a Deus, e nesta oração devemos pedir a Deus sabedoria e entendimento da sua palavra.

 Devemos pedir que o espírito santo de Deus  seja o nosso auxiliador, e nos faça entender aquilo que lemos.  Compreendemos  ao estudar a Bíblia Sagrada, estamos buscando conhecer mais de Deus,  e o Espírito Santo é aquele que nos fará lembrar daquilo que lemos.

 Ao estudar a bíblia não devemos ter vergonha de errar, estamos propensos a fazer uma interpretação que muitas vezes não está no contexto, mas é de extrema importância que venhamos ler e explicar.

 É buscar através destas inúmeras ferramentas que temos de saber se estamos,  no contexto do que diz a palavra de Deus.  Ótima ferramenta para isso é a bíblia de estudo: ela vem com referências, e explicações,  que vão lhe auxiliar,  e ajudar a compreender se o seu raciocínio está correto.

Mas não há problema se não tiver a possibilidade de adquirir uma bíblia como esta, pois seguindo os passos certamente você conseguirá estudar a bíblia e acrescentar conhecimento e fé.

Bíblia de Estudo Pentecostal

Aproveite essa super oferta e adquira já sua Bíblia de Estudo Pentecostal. Esta Bíblia vai ajudar muito em seus estudos bíblicos!

Como começar a estudar a Bíblia?

  1. Ore.
  2. Defina um horário e local.
  3. Realize a leitura diária da bíblia.
  4. Crie um planejamento de estudo.
  5. Tenha um caderno para estudar a bíblia.
  6.  Utilize as ferramentas que estiverem acessíveis.
  7.  Faça a leitura do texto e do contexto.
  8.  Através de ferramentas como sites onlines leia mais de uma versão.
  9.  Leia bons livros, ebooks e  estudos bíblicos.

 Orar: Antes de começar a estudar a Bíblia Sagrada, é de extrema importância que seja realizada uma oração. Entenda que a oração deve estar contida diariamente na vida do Cristão, e não apenas no momento da leitura da Bíblia Sagrada.  A oração deve fazer parte da sua vida,  ou seja,   esteja constantemente em oração, e em sua oração peça a Deus sabedoria.

Tiago 1:5 – Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.

 Definição de um horário local: é muito importante definir um horário e local para estudar a Bíblia Sagrada, pois sabemos que o dia a dia é muito corrido, e por este motivo devemos separar um momento específico, apenas para se dedicar ao estudo da Bíblia Sagrada.

 Leitura diária: realizar uma leitura diária é importante,  pois 30 minutos que tiramos para estudar a Bíblia Sagrada,  pode acrescentar em nossas vidas e que seus conhecimentos. Então por esse motivo indicamos que diariamente leiamos ao menos um capítulo por dia.

 Planejamento de estudo:  o seu planejamento de estudo da bíblia,  lhe dará um norte ao estudar a palavra de Deus, pois através dele você poderá se localizar sem perder o início meio e fim do estudo

 através do planejamento de estudo, você poderá colocar os seus objetivos, descritos da seguinte forma.

Qual o objetivo de estudar a bíblia?

O que desejo aprender com  determinado tema?

Lições que posso extrair para vida?

 O planejamento de estudo pode ser desenvolvido por estudos simples, que você já tenha ouvido falar, trabalhando um tema que você já ouviu falar em algum lugar pode ser uma ótima maneira de iniciar o seu primeiro estudo bíblico.

 Caderno para estudar a bíblia: é de extrema importância que você anote tudo aquilo que você aprendeu, suas dúvidas, versículos de ligação, reflexões e descobertas durante o estudo do tema proposto.  A ideia do caderno para estudar a Bíblia Sagrada, é facilitar o entendimento, e caso você esteja estudando outro tema parecido, você já tem a base anotada em seu caderno.

 Ferramentas acessíveis: inúmeras ferramentas que estão acessíveis dentre elas a internet através de celulares, computador, vídeo aulas no YouTube,  podcast, e-books e muitas outras ferramentas.  lembre-se que todo aprendizado através das ferramentas citadas, devem ser conferidos na Bíblia Sagrada para verificar a veracidade do assunto proposto.

 Leitura do texto e contexto: é de extrema importância que venhamos conhecer o texto de modo completo, para podermos entender a história, onde ela se passa, de que ela se trata, ou sobre o que ela está falando, nada melhor do que compreendermos o texto e contexto. Lermos um capítulo do início ao final, nos dá entendimento e muitas vezes, devemos ler alguns capítulos anteriores para podermos compreender o capítulo ao qual estamos estudando.

 Ler mais de uma versão: falamos acima de ferramentas, e é de muita importância utilizarmos também como material de apoio bíblias de outras versões, sites se for possível, hoje temos um site chamado bíblia online, nele existem diversos tipos de bíblias disponíveis gratuitamente, inúmeras versões que podem ser acessadas e comparadas.  Existem hoje uma vasta variedade de sites que possuem a bíblia online, basta acessar e buscar o modelo desejado para estudar a bíblia.

 Ler bons livros, e-books e estudos bíblicos:  a leitura é importantíssima para estudar a Bíblia Sagrada, pois através da leitura da bíblia é possível aprender a conhecer mais a respeito de Deus. Também podemos utilizar como ferramentas de apoio à leitura de bons livros, e-books, e estudos que estão disponíveis na internet. Mais uma vez ressaltamos  a necessidade de conferir a veracidade na Bíblia Sagrada

Coloque fundo musical gospel: faça com que este momento venha ser prazeroso, coloque um fundo musical, para você poder se sentir mais relaxado e a vontade para começar a leitura e meditação da palavra de Deus.

Share this article

Written by : Ministério Veredas Do IDE

Leave A Comment

Follow us
Latest articles