Gênesis 1 – A criação do universo

Published On: 22 de maio de 2022Categories: Estudo Bíblico

Gênesis é conhecido como o livro que abre, pois é o primeiro livro da bíblia sagrada. Em Gênesis 1 está contida toda a história da humanidade e da criação. O escritor do livro de Gênesis descreve com riqueza de detalhes as obras criadoras. 

O Primeiro dia da Criação:  o projeto de Deus estava no seu início, por esse motivo a Bíblia descreve que no princípio criou Deus o céu e a terra e a terra era sem forma e vazia.

Gênesis 1:1,2 – No princípio criou Deus os céus e a terra.

E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

 Se buscarmos o significado de forma encontraremos: configuração física característica dos seres e das coisas, como decorrência da estruturação das suas partes; formato, feitio.

Deus então começa a dar ordens de criação e a única palavra que ele diz é haja, e conforme Deus ia liberando a palavra haja, a terra foi tomando forma.

Gênesis 1:3-5 – E disse Deus: Haja luz; e houve luz.

E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.

E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o primeiro dia.

No primeiro dia de criação, podemos observar o método criativo de Deus, Deus utiliza o poder da palavra, para que tudo fosse criado. Através da sua palavra Deus cria a luz  que agora estava dissipando a escuridão.  é possível ver inúmeras vezes a palavra de Deus dizendo assim “E disse Deus”  podemos observar isso em cada versículo do capítulo 1 versículos (3,6,9,11,14,20,24 e 26)

Compreendemos que Deus está ordenando que a Luz seja criada, mas esta luz não significa a luz solar, pois a luz do sol só vai ser desenvolvida lá no quarto dia. 

 No primeiro dia da criação, Deus está nos ensinando que ele é o criador, e que nada é capaz de existir, sem que antes ele tenha criado.  Deus se apresenta como a origem do universo, e de tudo que nele existe seja a natureza, os animais, ou os homens, em tudo  encontramos a assinatura de Deus,  e entendemos que tudo veio dEle e nada seria capaz de existir se não fosse através de sua criação.

Impressões digitais de Deus

  • A água possui 3 (três) átomos, dois de hidrogênio e um de oxigênio.
  • Terra é o terceiro planeta do sistema solar
  • O ser humano possui espírito, alma e corpo.
  • O tempo é dividido em passado, presente e futuro
  • Espaço é calculado em largura, altura e profundidade
  • Base da matéria consiste em prótons, nêutrons e elétrons (são os átomos)
  • O estado básico da matéria sólido, líquido e gasoso
  • A Música consiste em melodia, harmonia e ritmo

Deus se apresenta para o homem como Pai, Filho e Espírito Santo. Conseguimos encontrar o número três presente em inúmeras coisas, poderíamos dizer que faz referência ao criador.

Observamos que no mundo em que vivemos, tudo é vivo e a vida está ligada diretamente ao criador, pois ele quem deu a vida desde a natureza até o homem, por este motivo somos inteiramente dependentes de Deus para vivermos.

Compreendemos que Deus exerce total poder sobre tudo que existe neste universo, pois compreendemos que Deus é o criador, e por conseguinte Ele quem rege todo o universo, tudo está no seu controle de suas mãos, e acontece dentro da sua vontade, nada foge do controle de Deus, pois antes mesmo de nós existirmos Deus já havia nos projetado.

Quando Deus desenvolve o homem ele desejava que fôssemos felizes e tivesse a sua presença que compartilhasse da sua vida e alegria.

Segundo dia

Gênesis 1:6-8 – E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.

E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.

E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.

 No segundo dia, Deus continua colocando a criação em ordem  e então  neste momento do segundo dia vemos Deus desenvolvendo o firmamento, que em algumas bíblias encontramos a palavra expansão, que refere-se ao que conhecemos como a atmosfera posta entre a água na terra e as nuvens acima. De uma maneira especial o criador agora faz com que o céu tenha uma barreira entre a água que estava na superfície da terra e a umidade que estava no ar.

Terceiro Dia

Gênesis 1:9-13 – E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.

E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.

E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.

E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

E foi a tarde e a manhã, o terceiro dia.

No terceiro dia da criação Deus então coloca em ordem a água, a terra e delimita fazendo com que tudo ficasse de forma organizada. Começa ali então o processo da criação do que hoje conhecemos como continentes, ilhas, mares, e plantas frutíferas  cada qual segundo a sua espécie.

Quarto dia

Gênesis 1:14-19 – E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.

E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.

E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.

E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,

E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.

E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.

No quarto Dia da Criação Deus cria luminares na expansão dos céus, neste momento Deus então criava a separação entre o dia e a noite, os luminares iam muito além de ser algo que indicaria diferença entre dia e noite, mas seriam também para determinar os tempos dias e anos. 

Quinto Dia

Gênesis 1:20-23 – E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.

E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.

E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.

 No quinto dia da criação Deus ordenou que as águas produzissem todos os répteis de alma vivente, animais que pudessem voar, animais dos pequenos até os maiores. Cada animal de acordo com a sua espécie, pois Deus desejava que cada animal se multiplicassem.

Sexto dia

Gênesis 1:24-31 – E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.

E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.

E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.

E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.

Então no sexto dia Deus ordena que a terra produza alma vivente, cada um conforme a sua espécie.  Chegamos ao momento mais esperado da criação, onde Deus desenvolve o homem e podemos notar que em todo versículos de Gênesis 1, Deus vem com o poder da palavra, quando Deus ordenava que algo viesse a ser criado aquilo era criado imediatamente. Quando chegou a vez do homem ser criado, Deus, se preocupa em como seria este homem, e disse Deus façamos, veja que está no plural, façamos o homem à nossa imagem e semelhança.

Compreendemos que no processo da criação estava presente o pai, o filho e o Espírito Santo.

Sétimo Dia 

Gênesis 2:1-3 – Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.

E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.

E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.

Depois de toda a criação, vemos que Deus descansou de toda a sua obra que fizera, compreendemos que Deus não estava a descansar de um cansaço físico ou esforço da criação. 

O descansar de Deus aqui significa, que ele havia concluído todo processo criativo, e agora não havia mais nada que fosse necessário ser criado, então o processo da criação se encerra naquele momento, por isso é interpretado que Deus descansou, ou seja, Deus não trabalhou neste dia.

Compreendemos todo o processo da criação de inscritos acima, entendemos que Deus é o criador dos céus e da terra e tudo o que existe têm à mão de Deus.

 O ser humano pode não compreender, mas dentro dele existe um pouquinho de Deus, pois Deus ele sopra nas narinas do homem o fôlego de vida, então se estamos vivos é porque temos um pedacinho de Deus dentro de nossas vidas.

Share this article

Written by : Ministério Veredas Do IDE

Leave A Comment