Gênesis 2:4-25 A formação do Jardim do Éden
Em Gênesis 2:4-25 A palavra de Deus nos fala a respeito da formação do Jardim do Éden.
A Bíblia descreve a origem da criação do céu e da terra, e com essa clara descrição podemos compreender que:
- nenhuma planta silvestre nem grãos haviam brotado na terra
- O Senhor Deus ainda não tinha mandado chuva para regar a terra,
- Não havia quem a cultivasse.
A palavra de Deus descreve que do solo brotava uma água, que regava toda a terra.
Gênesis 2:4-6 – Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus,
E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra.
Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.
Deus então cria um ser humano, do pó da terra e para que esse “boneco” de Barro tivesse vida Deus então sopra nas narinas do homem o fôlego de vida e somente a partir deste momento o homem se tornou um ser vivo.
É lindo observar aqui se o sopro de Deus foi dado na narina do homem, para que o mesmo tivesse vida compreendemos que dentro de nós há algo de Deus.
Gênesis 2:7,8 – E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
O Senhor Deus agora após ter criado o homem, planta um jardim, segundo o que a bíblia relata sua localização seria do lado oriental; e ali naquele jardim, Deus então coloca o homem que ele havia criado.
A partir deste momento Deus fez brotar da terra toda a árvore que era agradável à vista, ou seja toda árvore que produzia frutos para alimento. A riqueza de detalhes é tão grande que nos diz que no meio do Jardim havia duas árvores, a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
Gênesis 2:9-14 – E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços.
O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro.
E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica.
E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe.
E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates.
Gênesis 2:15-17 – E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
O homem foi designado para cuidar e guardar do jardim. e o Senhor Deus aí na Deus instrução e salva homem, dizendo que de todas as árvores do Jardim o homem poderia comer livremente, apenas da árvore do bem e do mal que o homem não deveria comer, pois se o homem comesse da árvore, certamente ele morreria.
A morte que o Senhor Deus estava dizendo, não era a morte física, mas sim espiritual, pois o homem no momento em que começo da árvore, estava desobedecendo a uma ordenança de Deus.
Romanos 5:16-19 – E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.
Este Versículo é muito claro, pois ele fala de fatos que ocorreram lá no passado, apontando para o erro que Adão e Eva cometeu e mostrando a consequência que foi gerada, pois através a Deus obediência fica o pecado entrou no mundo, com ele viu a morte, mas em Jesus Cristo estava a remissão dos nossos pecados e a vida eterna.
Gênesis 2:15-18 – E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
Deus então viu que o homem estava só, e precisava de uma companheira. Então Deus cria a mulher, quando Deus cria a mulher, Deus está criando um ser que estaria lá do lado do homem, lhe auxiliando no seu dia a mulher é um ser que tem sabedoria e inteligência.
Gênesis 2:20,25 – E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
Portanto deixará o homem, o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.
Deus então faz com que Adão caia no sono e serra uma de suas costelas, e da costela que o senhor toma, é formado então a mulher. Até aquele momento Adão e Eva estavam nus, e não se envergonhado, pois não existia nenhuma maldade e nem malícia.
Share this article
Written by : Ministério Veredas Do IDE
Latest articles
novembro 7, 2024
novembro 7, 2024
novembro 7, 2024