Jeremias 29:11 – Diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais

Published On: 1 de maio de 2023Categories: Estudo Bíblico

O livro de Jeremias é um dos livros mais ricos em termos de profecias, mensagens e instruções divinas. Ele foi escrito pelo profeta Jeremias, a quem Deus deu a tarefa de anunciar julgamento sobre o povo de Israel por causa de sua desobediência e idolatria. Em meio a essas mensagens de julgamento, há uma mensagem de esperança que Deus dá ao Seu povo através de Jeremias 29:11: “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais.”

Este versículo é um lembrete poderoso de que Deus tem um plano para cada um de nós, um plano que é bom e nos dá esperança. Neste estudo bíblico, vamos explorar a mensagem de Jeremias 29:11 e como ela se aplica à nossa vida hoje.

Deus tem um plano para nós

Jeremias 29:11 nos diz que Deus tem pensamentos de paz e não de mal para nós, e que Ele deseja nos dar o fim que desejamos. Isso significa que Deus tem um plano específico para cada um de nós. Ele não nos criou para viver sem rumo, sem objetivo ou sem esperança. Pelo contrário, Deus tem um plano para cada um de nós e esse plano é bom.

Este plano de Deus é muito mais do que apenas uma carreira, um relacionamento ou uma realização pessoal. O plano de Deus para nós é nos reconciliar com Ele, sermos transformados à Sua imagem e desfrutar de uma vida de plena comunhão com Ele. Em outras palavras, o plano de Deus para nós é nos tornarmos mais parecidos com Cristo.

“Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8:29)

Deus deseja que sejamos santos, justos e irrepreensíveis diante dEle (Efésios 1:4). Ele quer que vivamos uma vida que glorifique a Ele e que seja um testemunho do Seu amor e poder. E Ele tem um plano específico para cada um de nós que nos levará a essa vida abundante e cheia de propósito.

Deus nos conhece intimamente

Algo maravilhoso sobre o plano de Deus para nós é que Ele nos conhece intimamente. Ele sabe tudo sobre nós, conhece nossas necessidades, desejos, medos, falhas e talentos. Ele nos criou com um propósito específico em mente e nos equipou com tudo o que precisamos para cumprir esse propósito.

“Eu te louvarei porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.” (Salmo 139:14)

Deus nos formou de maneira maravilhosa e sabe tudo sobre nós. Ele sabe o que nos faz felizes, o que nos motiva e o que nos desafia. Ele conhece nossas limitações e sabe como nos ajudar. Deus nos deu dons e talentos específicos que podem ser usados para cumprir Seu plano para nossas vidas. Quando nos rendemos a Ele e permitimos que Ele nos guie, podemos experimentar a plenitude do propósito para o qual fomos criados.

“Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando a graça de Deus em suas múltiplas formas.” (1 Pedro 4:10)

Deus nos deu dons e talentos para servir os outros e administrar a graça de Deus em nossas vidas. Quando usamos nossos dons e talentos para servir os outros e glorificar a Deus, estamos cumprindo Seu plano para nós.

Seguindo o plano de Deus

Para seguir o plano de Deus para nossas vidas, precisamos primeiro conhecê-Lo e ouvir Sua voz. Isso requer tempo e esforço para estudar Sua Palavra, orar e estar em comunhão com outros cristãos. Quando buscamos a Deus com todo o nosso coração, Ele nos guiará em Seu caminho para nós.

“Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jeremias 29:13)

Devemos estar dispostos a obedecer a Deus, mesmo que isso signifique fazer escolhas difíceis e sacrifícios em nossa vida. A obediência a Deus é a chave para seguir Seu plano para nossas vidas e experimentar a plenitude do propósito para o qual fomos criados.

“Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.” (João 14:23)

Seguir o plano de Deus também envolve confiar nEle e esperar pacientemente pelo Seu tempo perfeito. Às vezes, pode parecer que estamos presos em um lugar onde não queremos estar ou que as coisas não estão acontecendo como esperávamos. Mas devemos confiar que Deus sabe o que é melhor para nós e que está trabalhando em nosso favor, mesmo quando não podemos ver isso.

“Porque os pensamentos de Deus são muito mais altos do que os nossos pensamentos, e os Seus caminhos são mais elevados do que os nossos caminhos.” (Isaías 55:9)

Conclusão

Jeremias 29:11 é um lembrete poderoso de que Deus tem um plano específico para cada um de nós, um plano que é bom e nos dá esperança. Ele nos criou com um propósito e nos deu dons e talentos para cumprir esse propósito. Seguir o plano de Deus envolve conhecer a Ele, obedecer a Ele, confiar nEle e esperar pacientemente por Seu tempo perfeito. Quando seguimos o plano de Deus para nossas vidas, experimentamos a plenitude do propósito para o qual fomos criados e glorificamos a Ele através de nossas vidas.

Share this article

Written by : Ministério Veredas Do IDE

Leave A Comment

Follow us
Latest articles