Mateus 17:20 – Se tivessem fé, ainda que do tamanho de grão de mostarda

Published On: 8 de fevereiro de 2023Categories: Estudo Bíblico

Se tivessem fé, ainda que do tamanho de uma grão de mostarda, poderiam dizer a este monte: ‘Mova-se daqui para lá’, e ele se moveria. Nada seria impossível para vocês. Este é  um versículo presente no livro de Mateus 17:20, que faz parte do Novo Testamento da Bíblia Sagrada. 

Jesus está trazendo a seus discípulos um grande aprendizado e respondendo a uma pergunta deles sobre o real motivo pelo qual eles não conseguirem curar um menino possuído pelo demônio. Uma grande multidão esperava por Jesus ao pé do monte. De repente, um homem se aproximou, ajoelhando-se diante de Jesus, e começou a falar com o mestre. Aquele homem explicou a situação de seu filho, que sofria terrivelmente com convulsões e que seu filho, muitas vezes, caia no fogo ou na água.

E aqui entra a passagem central deste estudo que diz: “se tivessem fé, ainda que do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a este monte: ‘Mova-se daqui para lá’, e ele se moveria. Nada seria impossível para vocês, Mateus 17:20.

Aqui neste versículo Jesus está enfatizando a importância da fé para a operação de milagres e também para a superação de obstáculos. 

Mesmo que tenhamos “uma pequena quantidade de fé” essa pequena fé pode produzir resultados surpreendentes e que, se os discípulos tiverem fé suficiente, eles poderão realizar coisas grandiosas. Compreendemos que a fé é uma importante para o cristão, pois a Bíblia, diz que a fé é acreditar em Deus e na sua palavra.  Em Hebreus 11:1, é escrito: “A fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem” muito além da razão ou da compreensão humana e permite que vivamos em comunhão com Deus.

Hebreus 11:1 mostra que a fé permite que aquilo ainda em oculto, ou seja, coisas que não podem ser vistas ou compreendidas, se tornem realidade.

A Bíblia ensina que apenas através da fé é que se torna possível desenvolver uma relação de comunhão com Deus. João 3:16, está escrito: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.  Através da fé acreditamos que Jesus Cristo, é o único caminho para reconciliação do homem para com Deus, e assim herdar a vida eterna. A fé é a fonte da esperança e a maneira pelo qual podemos você pode se achegar a Deus.

Segundo a bíblia como ter fé?

Busque conhecer cada vez mais a palavra de Deus: O conhecimento da palavra de Deus, seja por leitura, estudos e meditações da Bíblia, se torna uma ferramenta fundamental para compreender o caráter e os propósitos de Deus e o começo do exercício da fé.

Orar: O fortalecimento da fé é alcançado por intermédio das orações constantes e bem como da confiança em sua resposta.

Confesse suas dúvidas e fraquezas: reconhecer suas falhas e pecados, são formas de fortalecer a fé, pois demonstra o quanto você está disposto a deixar Deus trabalhar em sua vida.

Testemunhe da sua fé: A fé é algo que deve ser compartilhado com outras pessoas, pois isso ajuda a fortalecê-las em meio as adversidades. Quando você fala sobre as coisas que Deus realiza em sua vida, isso aumenta a sua confiança em Deus e fortalece a fé de outras pessoas.

Mantenha-se firme em meio às provações: É nos momentos difíceis que sua fé é testada, em meio as provações, você tem a oportunidade, de fazer com que a fé venha crescer e se fortalecer. Confie em Deus, mesmo quando as coisas não parecem dar certo.

Agradeça a Deus: O fortalecimento da fé também envolve a gratidão, pois se deve haver um agradecimento constantemente, a Deus pelas coisas boas que você conquistou e pelas coisas que você espera que ele realizará em sua vida.

Seja fiel a Deus: Aconteça oque acontecer, sua fé e sua confiança em Deus devem permanecer inabaláveis, mesmo quando as lutas se levantarem. Permaneça fiel aos seus compromissos com Deus e honrando a sua palavra.

Lembre-se que a fé não vem de nós, a fé é um dom de Deus e assim como uma bela flor, precisamos cultivar e fortalecer a nossa fé. A fé possui um processo de crescimento ao longo da caminhada cristã, à medida que você se aproxima de Deus e confia mais nele a fé começa a evoluir e gerar novas experiencias.

Como a fé pode influenciar em nossas ações?

Através da fé encontramos direções e somos ajudados a tomar decisões. Seja ético ou moral. A fé nos encoraja a sentir compaixão e amor pelos outros. Somos chamados a enfrentar as dificuldades da vida e fazer escolhas difíceis.

A fé nos faz crescer espiritualmente, cria experiências mais profundos e significativas, nos leva a obedecer a Deus,e cada vez mais gera o desejo de seguir seus ensinos. Traz consigo o perdão, não importando o que aconteceu, pois somos guiados a viver uma vida cheia de amor e graça.

A fé nos encoraja a ter compaixão pelos outros. Especialmente pelas pessoas que precisam de ajuda. Assim, a fé é o que nos motiva a viver de forma mais positiva e significante, nos ajudando a fazer as escolhas corretas para nossas vidas.

Qual o papel da fé na vida cotidiana?

A fé tem uma influência significativa na nossa vida diária, fornecendo estabilidade e guia para as nossas ações e escolhas. Algumas das maneiras pelas quais a fé pode afetar nossa rotina inclui: oferecer esperança e consolo, dar força e coragem, fornecer direção moral, encorajar compaixão e amor, ensinar gratidão, fortalecer relacionamentos, e dar um sentido de propósito e significado.

Confiança e consolo: A fé nos oferece confiança e consolo durante momentos difíceis, permitindo-nos enfrentar desafios com determinação e coragem.

Coragem e força: A fé nos fornece coragem e força para lidar com desafios e fazer escolhas desafiadoras na vida.

Orientação ética: A fé nos guia em direção a decisões éticas e corretas, oferecendo uma base moral para nossas ações.

Amabilidade e compaixão: A fé nos incentiva a sermos amáveis e compadecidos com aqueles ao nosso redor, especialmente aqueles que precisam de ajuda.

Agradecimento: A fé nos ensina a ser gratos pelas bênçãos em nossas vidas e a apreciar as coisas simples.

Relações: A fé pode fortalecer as relações com Deus e com as pessoas ao nosso redor, ajudando-nos a viver de maneira significativa e amorosa.

Sentido de propósito: A fé nos dá um objetivo e sentido na vida, permitindo-nos viver de maneira mais completa e realizada.

É importante orar a Deus pedindo fé para ter uma conexão mais profunda com ele. Algumas dicas são: abrir o coração para Deus, ler a Palavra de Deus, confessar suas dúvidas, buscar a presença de Deus, agradecer a ele, e persistir na oração diariamente.

Share this article

Written by : Ministério Veredas Do IDE

Leave A Comment