Jesus era um carpinteiro, um profissional que fazia e consertava coisas de madeira. Ele também ensinava as pessoas sobre a vontade de Deus. Essa profissão simples e cotidiana marcou a vida de Jesus antes de seu ministério público, revelando um lado humano e acessível do Filho de Deus.
A profissão de Jesus era significativa porque era um trabalho honesto e útil. Ele era um bom exemplo para as pessoas de como serem trabalhadores honestos. Também era importante, pois Jesus usava seu trabalho como um meio de ensinar as pessoas sobre Deus.
E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. (João 5:17)
Carpinteiro era um dos trabalhos mais comuns na época de Jesus. Era um trabalho útil que ajudava as pessoas a construírem suas casas e outras coisas de madeira. Jesus cresceu nessa atividade, aprendendo com José e aplicando habilidade e dedicação diária.
Jesus era um bom carpinteiro e ensinava as pessoas a fazer o mesmo. Jesus ensinava as pessoas que o trabalho era importante, mas que elas também precisavam se preocupar com as coisas espirituais. Ele queria que as pessoas se concentrassem em seguir a vontade de Deus.
Por que Jesus teve que trabalhar?
Jesus trabalhou como um exemplo para nós. Ele queria que soubéssemos que o trabalho é uma coisa boa e que devemos fazer o nosso melhor em tudo o que fazemos. Seu exemplo mostra que mesmo sendo Deus, Ele escolheu viver como homem comum.
Trabalhar também nos ajuda a manter a mente ocupada e nos faz sentir úteis. Quando trabalhamos, estamos fazendo algo que tem um propósito e isso nos ajuda a nos sentirmos bem. É uma forma de honrar o dom da vida.
O trabalho também nos ajuda a aprender e a crescer. Podemos aprender novas habilidades e conhecer novas pessoas quando trabalhamos. Também podemos aprender sobre nós mesmos e o que conseguimos fazer.
O trabalho nos ajuda a nos sentir realizados e orgulhosos de nós mesmos. Quando fazemos algo que é útil e que outras pessoas precisam ou gostam, isso nos faz sentir bem. Jesus viveu isso plenamente em sua carpintaria.
O que Jesus disse sobre o trabalho?
Jesus disse que devemos amar o nosso trabalho e fazer o nosso melhor. Ele também disse que o nosso trabalho deve ser uma forma de adorar a Deus.
E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, (Colossenses 3:23)
Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus. (Colossenses 3:22)
Ao trabalharmos, cada um de nós devemos fazer o nosso trabalho honestamente, como servos do Senhor, não como servos dos homens.
Qual é o propósito do trabalho?
O propósito do trabalho é servir a Deus e ajudar os outros. Quando trabalhamos, devemos sempre lembrar que estamos fazendo isso para Deus e não para os homens.
Sim, vós mesmos sabeis que para o que me era necessário a mim, e aos que estão comigo, estas mãos me serviram. (Atos 20:34)
O trabalho nos permite prover necessidades, ser generosos e glorificar a Deus através da obediência e da partilha.
Qual é a importância do trabalho?
O trabalho é importante porque nos ajuda a servir a Deus e aos outros. Ele também nos ajuda a aprender e a crescer. O trabalho nos ajuda a nos sentir realizados e orgulhosos de nós mesmos.
O homem trabalha com suas mãos para ganhar a vida, mas o seu coração é para Deus. Os que trabalham com as mãos e os que trabalham com a mente são igualmente importantes; ambos são bons e necessários. Não vivam apenas para comerem e beberem, mas para serem bons e servirem ao Senhor e alegrarem-se nele.
Segundo a Bíblia, como trabalhar bem?
A Bíblia oferece muitos conselhos sobre como trabalhar bem. Alguns versículos importantes incluem:
E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis. (Colossenses 3:23,24)
Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; (Filipenses 2:14,15)
E procureis viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado; Para que andeis honestamente para com os que estão de fora, e não necessiteis de coisa alguma. (1 Tessalonicenses 4:11,12)
Temas recorrentes incluem fazer o trabalho com boa vontade e dedicação, com integridade e buscando a aprovação de Deus acima da dos homens.
Por que Deus honra o suor do trabalho?
Deus honra o suor do trabalho porque é a maneira que os seres humanos mostram a sua dedicação e esforço para alcançar um objetivo. Quando as pessoas trabalham duro, elas estão mostrando que estão dispostas a fazer o que for preciso para alcançar seus objetivos.
Isso mostra a Deus que elas estão dispostas a seguir seus planos e que elas confiam nele para lhes dar a força e a sabedoria necessárias para alcançar o sucesso.
Deus também honra o suor do trabalho porque é uma maneira de as pessoas mostrarem a sua gratidão a ele. Quando as pessoas trabalham duro, elas estão reconhecendo que Deus lhes deu as habilidades e oportunidades necessárias para alcançar o sucesso. Isso mostra que elas estão agradecidas por tudo o que Deus fez por elas e que elas reconhecem que ele é o principal responsável pelo seu sucesso.