Servimos a Deus, não apenas para nos declararmos cristãos ou por frequentarmos uma igreja. Servimos a Deus porque nosso desejo é alcançar o Reino dos Céus por intermédio de Cristo Jesus!
O Que Significa Servir a Deus?
O que é servir? Segundo o dicionário, servir significa trabalhar em favor de alguém.
Ao servir a Deus, colocamo-nos à disposição para o crescimento do Seu reino, estabelecendo a vontade do Senhor na terra e trazendo à existência os Seus propósitos.
Servir a Deus é estar disposto a cumprir Sua vontade, renunciar ao nosso ego e viver para realizar os planos divinos.
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. (Gálatas 2:20)
Servir a Deus é renunciar às nossas vontades, mortificar nossos desejos, para que a vontade divina se realize plenamente em nossas vidas. Deus entregou Seu próprio Filho para que todo aquele que n’Ele cresse não perecesse, mas tivesse a vida eterna. Jesus Cristo se entregou completamente ao propósito do Pai, sendo o verdadeiro exemplo de um servo fiel, obediente e temente ao Senhor.
Jesus: O Caminho, a Verdade e a Vida
Ao falar do caminho que conduz à salvação, observamos que o próprio Jesus Cristo se define como o único meio para alcançarmos a salvação.
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:6)
Jesus se apresenta como três pilares fundamentais para alcançarmos o Reino dos Céus. A seguir, exploraremos cada um desses pilares e como eles nos conduzem à salvação por meio de Cristo.
Jesus é o Caminho
Caminho significa o meio para alcançar um objetivo ou a direção a seguir.
Entendemos que Jesus Cristo é a única direção que devemos tomar para alcançar a salvação. Apenas Ele pode guiar a Igreja ao seu objetivo final: a salvação.
Jesus é a Verdade
Verdade refere-se a fatos, realidades ou circunstâncias concretas.
Não há outra verdade além daquela registrada por Jesus nas Escrituras. Ele é e sempre será a única verdade. Tudo o que Ele anunciou tem se cumprido em nossos dias.
Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras, mas não tenham medo. É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim. Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares. (Mateus 24:6-7)
O pai estará dividido contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra sua nora, e a nora contra sua sogra. (Lucas 12:53)
Esses versículos já se cumprem em nossa era. Ao crermos na verdade que é a Palavra de Deus, trilhamos o caminho correto para a salvação.
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8:32)
Embora muitas teorias humanas sejam verdadeiras, apenas uma verdade pode libertar as pessoas do pecado, da destruição e do domínio maligno: a verdade encontrada em Jesus Cristo e na Palavra de Deus.
As Escrituras testemunham a única verdade capaz de libertar o homem do pecado, do mundo e do poder demoníaco. Não são necessárias novas “revelações” para complementar o Evangelho de Cristo, pois ele é a solução perfeita.
Quando reconhecemos Jesus como a única verdade, alcançamos a libertação do domínio maligno e de tudo que nos afasta de Deus.
Jesus é a Vida
Jesus Cristo venceu a morte! O pecado nos separa de Deus, trazendo a morte, mas, por meio de Jesus, podemos ser ressuscitados e alcançar a vida eterna.
Quando alguém aceita Jesus como Senhor e Salvador, passa a viver uma nova vida, plena e cheia de paz.
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? (João 11:25-26)
Compreendemos que a morte física não é um fim trágico, mas o passaporte para a vida eterna, abundante e em comunhão com Deus. “Viverá” refere-se à ressurreição; “nunca morrerá” indica que o crente receberá um corpo novo, imortal e incorruptível.
O Chamado para Seguir a Cristo
Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará. (João 12:26)
A fé em Jesus envolve compromisso pessoal: seguir Seus ensinamentos e estar onde Ele está. Seguir a Cristo exige negar a si mesmo e tomar a cruz.
Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. (Marcos 8:34)
A cruz simboliza sofrimento, morte, vergonha, zombaria, rejeição e renúncia pessoal. Todo cristão que decide negar a si mesmo compromete-se a lutar contra o pecado, Satanás e as forças das trevas para expandir o Reino de Deus.
O cristão deve estar preparado para enfrentar a hostilidade do adversário, as hostes malignas e a perseguição por resistir aos falsos mestres que distorcem o Evangelho.
Para alcançar o Reino dos Céus, devemos abandonar nossas vontades e viver para a vontade de Deus.
A Palavra de Deus como Semente
Para alcançar o Reino dos Céus, é necessário permitir que a Palavra de Deus, como uma semente lançada em nosso coração, germine, cresça e produza frutos.
E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança. (Lucas 8:15)
Quando a Palavra de Deus encontra espaço em nossos corações, começamos a compreender os propósitos divinos para nossas vidas. Passo a passo, produzimos frutos dignos de arrependimento, impactando outras pessoas pelo poder de Deus. Tornamo-nos instrumentos de Deus, pois a semente plantada caiu em terra fértil.
Perseverança para Conquistar o Reino
Alcançar o Reino dos Céus exige determinação e perseverança.
Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de força se apoderam dele. (Mateus 11:12)
Somente aqueles que se esforçam conquistam o Reino dos Céus. Pertencer ao Reino de Deus e desfrutar de suas bênçãos requer um combate de fé, uma determinação constante para resistir a Satanás, ao pecado e à sociedade perversa em que vivemos.
Aqueles que vivem conforme o mundo, negligenciam a Palavra de Deus, têm pouca fome espiritual ou oram raramente jamais conhecerão o Reino dos Céus. O Reino é para os ousados na fé.
Exemplos de Chamados para o Reino
Deus convoca para o Seu reino pessoas que, com ousadia e fé, renunciam a si mesmas para viver Sua vontade. Vejamos alguns exemplos:
José
Ninguém desta casa está acima de mim. Ele nada me negou, a não ser a senhora, porque é a mulher dele. Como poderia eu, então, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus? (Gênesis 39:9)
Natã
Então Natã disse a Davi: “Você é esse homem! Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Eu o ungi rei de Israel, e livrei-o das mãos de Saul. (2 Samuel 12:7)
Elias
Elias dirigiu-se ao povo e disse: “Até quando vocês vão oscilar entre duas opiniões? Se o Senhor é Deus, sigam-no; mas, se Baal é Deus, sigam-no”. O povo, porém, nada respondeu. (1 Reis 18:21)
Sadraque, Mesaque e Abede-Nego
Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam ao rei: “Ó Nabucodonosor, não precisamos defender-nos diante de ti. Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das suas mãos, ó rei. Mas, se ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não prestaremos culto aos seus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer”. (Daniel 3:16-18)
Mardoqueu
Dia após dia eles lhe falavam, mas ele não lhes dava atenção e dizia que era judeu. Então contaram tudo a Hamã para ver se o comportamento de Mardoqueu seria tolerado. Quando Hamã viu que Mardoqueu não se curvava e nem se prostrava ficou muito irado. (Ester 3:4-5)
Pedro e João
Mas Pedro e João responderam: “Julguem os senhores mesmos se é justo aos olhos de Deus obedecer aos senhores e não a Deus. Pois não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos”. (Atos 4:19-20)
Estêvão
Estêvão, homem cheio da graça e do poder de Deus, realizava grandes maravilhas e sinais entre o povo. (Atos 6:8)
Paulo
Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. (Filipenses 3:13-14)
Débora
Respondeu Débora: “Está bem, irei com você. Mas saiba que, por causa do seu modo de agir, a honra não será sua; porque o Senhor entregará Sísera nas mãos de uma mulher”. Então Débora foi a Quedes com Baraque. (Juízes 4:9)
Rute
Rute, porém, respondeu: “Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti!” Quando Noemi viu que Rute estava de fato decidida a acompanhá-la, não insistiu mais. (Rute 1:16-18)
Ester
“Vá reunir todos os judeus que estão em Susã, e jejuem em meu favor. Não comam nem bebam durante três dias e três noites. Eu e minhas criadas jejuaremos como vocês. Depois disso irei ao rei, ainda que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, morrerei”. (Ester 4:16)
Maria
O anjo, aproximando-se dela, disse: “Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você!” […] Mas o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim”. (Lucas 1:28, 30-33)
Ana
Estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era muito idosa; havia vivido com seu marido sete anos depois de se casar e então permanecera viúva até a idade de oitenta e quatro anos. Nunca deixava o templo: adorava a Deus jejuando e orando dia e noite. Tendo chegado ali naquele exato momento, deu graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém. (Lucas 2:36-38)
Lídia
Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo. Tendo sido batizada, bem como os de sua casa, ela nos convidou, dizendo: “Se os senhores me consideram uma crente no Senhor, venham ficar em minha casa”. E nos convenceu. (Atos 16:14-15)
Conclusão: O Chamado para o Reino
Se você deseja alcançar o Reino dos Céus, inspire-se em figuras como José, Natã, Elias, Sadraque, Mesaque, Abede-Nego, Mardoqueu, Pedro, João, Estêvão, Paulo, Débora, Rute, Ester, Maria, Ana e Lídia. Cada um deles foi ousado na presença de Deus, negou a carne, renunciou às próprias vontades, mortificou desejos pessoais e entregou suas vidas para viver segundo a vontade divina.
Concluímos que fomos chamados para povoar o Reino dos Céus. Não estamos nesta terra por acaso; viemos com um propósito e um chamado de Deus. Ele deseja que cumpramos esse chamado e, por meio de nossas vidas, alcancemos outras pessoas para o Seu reino.
Que, a partir de hoje, possamos alcançar o maior número de pessoas, proclamando que Jesus Cristo cura, salva, liberta e conduz aos céus, pois essa palavra é fiel e verdadeira!