1 Samuel 17 – Davi dispõe-se a pelejar contra Golias 

Published On: 19 de setembro de 2022Categories: Estudo Bíblico

Quem era Golias?

O gigante Golias, desafiava o exército de Israel. Golias era um guerreiro filisteu de Gate, com dois metros e noventa de altura, sua armadura era composta por um capacete de bronze e vestia uma couraça de escamas de bronze que pesava sessenta quilos.

Suas caneleiras de bronze e carregava no ombro um dardo de bronze. A haste de sua lança era pesada e grossa, como o eixo de um tear, e a ponta de ferro da lança pesava cerca de sete quilos.

O Significado do nome Golias (em hebraico, גָּלְיָת), cujo nome significa “exilado”, ou “adivinho”.

Quem era Davi?

Davi era filho de Jessé, efrateu de Belém, na terra de Judá. Na época do rei Saul, Jessé já era idoso e tinha oito filhos.

Os três filhos mais velhos de Jessé — Eliabe, Abinadabe e Simeia — haviam se alistado no exército de Saul para lutar contra os filisteus. Seus três irmãos mais velhos seguiam o exército de Saul, enquanto Davi ia e voltava para ajudar seu pai a cuidar das ovelhas em Belém.

Davi era o mais novo, Era um jovem ruivo, de boa aparência e olhos bonitos.

Disposição

Davi se dispôs a realizar com bravura e coragem oque ninguém queri fazer, ele enfrentou o gigante. Qual tem sido nossa reação diante dos problemas?

Enfrentamos o problema, visamos resolver, mantemos a calma ou deixamos os problemas nos destruir?

Davi, quando se depara com tal situação, ele deseja enfrentar, não pela força de seu braço, mas pela confiança que ele tinha em Deus.

Não é sobre como pelejar, é como se preparar para a peleja!

Davi antes de enfrentar o gigante Golias, ele tem primeiramente duas batalhas, a primeira foi com o leão e em seguida o urso.

1 Samuel 17:34,35  Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho,

Eu saía após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava.

Às duas adversidades que Davi enfrentou, serviram de experiências para que tivesse vitória sobre Golias.

Davi não nos ensina como pelejar, mas nos ensina como devemos nos preparar para pelejar.

A preparação para as pelejas, está em valorizarmos os momentos de adversidades, pois os mesmos agregam conhecimento, crescimento e desenvolvimento.

Adversidade fortalece

Reflita nos muitos momentos de adversidade que você já enfrentou na vida, quantas perdas, quantos nãos você já ouviu. Compreenda que toda adversidade que você passou, por mais difícil que possa ter sido, ela não te matou.

Salmos 27:5 — Pois no dia da adversidade ele me guardará protegido em sua habitação; no seu tabernáculo me esconderá e me porá em segurança sobre um rochedo.

A adversidade não mata, muito pelo contrário, a adversidade vem para te fortalecer.

Nem todos conhecem, mas existe o lado positivo da adversidade. Muitas vezes quando falamos de adversidade lembramos apenas do lado negativo.

Mas afinal oque significa adversidade? A adversidade significa particularidade ou natureza do que é adverso, contrário ou desfavorável; desvantajoso.

Quando falamos ou pensamos em adversidade, resumimos como algo desagradável, experiencia que não desejamos passar. Esquecendo que a adversidade também possui seu lado positivo.

A adversidade fortalece relacionamentos:

No momento em que um casal, enfrenta momentos de adversidades, eles permanecem juntos, trabalhando de forma que venham enfrentar aquele momento ruim. Isso faz gerar novas descobertas, gera valor entre os conjugues e reconhecimento.

A adversidade fortalece a fé:

A adversidade nos achega a Deus, pois é no momento em que enfrentamos este momento de dificuldade, que nos achegamos a Deus e buscamos a sua face.

Compreenda o proposito da adversidade.

Se alguém lhe recomendasse dois restaurantes, ambos com os mesmos preços, porem um é reconhecido por ser bom e o outro por ser o melhor. Em qual deles você iria?

Certamente escolheria o melhor, assim é Deus em nossas vidas. Ele não deseja nos abençoar de qualquer maneira, ele tem o melhor preparado para aqueles que nele crê.

Muitas vezes achamos algo bom aos nossos olhos, mas ainda não é da vontade de Deus que venhamos conquistar, e no tempo certo recebemos algo melhor do que aquilo que achávamos ser bom.

Compreenda que a adversidade te impede de viver aquilo que é bom, para que você possa viver o melhor.

A adversidade é a resposta negativa, necessária para que se torne realidade o, sim, que sonhamos sempre.

Não vivemos experiencias de terceiros, Deus nos chamou para termos nossa própria experiência com ele.

Saul, muito admirado com a bravura do jovem Davi, decide pôr em Davi suas vestes de guerra. Compreenda que Deus deseja gerar em cada um de nós, experiencias únicas, que conquistamos com nossas próprias armaduras.

Davi não necessitava da proteção de armaduras humana, mas sim ele dependia e confiava na armadura de Deus.

1 Samuel 17:38,39 — E Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça.

E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes, e começou a andar; porém, nunca o havia experimentado; então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si.

Deus, quando permite que pelejemos contra as adversidades que se levantam, ele nos garante proteção, estrategia e vitoria.

Davi venceu o gigante Golias, pois teve determinação, disposição de mudar aquela situação e principalmente por sua confiança em Deus.

Share this article

Written by : Ministério Veredas Do IDE

Leave A Comment

Follow us
Latest articles