Eclesiastes 3:1-8 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
Sobre todo universo e criação Deus é soberano. Eclesiastes nos mostra que o tempo é uma forma de Deus se revelar humanidade, demonstrando todo seu controle e soberania. Deus está presente no passado, presente e futuro, nos fazendo entender que tudo que acontece neste mundo está dentro do seu conhecimento e nada foge do seu controle.
Apocalipse 22:13 – Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.
Todos os acontecimentos deste mundo, ocorreram mediante a permissão de Deus. E nada fugiu dos seus propósitos e nem de suas vontades. Através do tempo Deus está nos ensinando que cada minuto que vivemos neste mundo, um propósito específico está sendo cumprido em nossas vidas, mediante a sua vontade e autoridade.
Romanos 11:36 – Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.
Deus é tão poderoso que é impossível nos escondermos de sua gloriosa presença. Salmos 139:7 – Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?
Porque tudo tem seu tempo determinado?
Quando falamos a respeito do tempo, lembramos que cada estação do ano possui a sua peculiaridade. Compreendemos que nenhuma estação é igual a outra, cada uma tem algo em especial, o seu tempo certo de início e o seu tempo certo de término.
E isto é importantíssimo para nossas vidas, pois ao falarmos da estação do tempo, compreendemos que na vida espiritual, também enfrentamos diversos momentos e nenhum é igual ao outro, tudo na vida tem o início e o fim nada é eterno. A única coisa que permanece fiel e imutável é a palavra de Deus
Mateus 24:35 – O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
A maior dificuldade do ser humano está em saber esperar o tempo de Deus para o cumprimento dos seus propósitos. Salmos 40:1 – Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
Deus está com seus ouvidos atentos ao nosso clamor, e pronto para nos atender, mas devemos compreender que Deus enxerga além daquilo que nós podemos ver e Ele certamente sabe se estamos ou não preparados para receber aquilo que pedimos.
Existem pessoas que se Deus conceder aquilo que elas estão pedindo, elas saem da presença de Deus e por esse motivo elas não recebem aquilo que pedem.
A benção só é entregue no tempo determinado por Deus!
O Senhor Deus pode realizar qualquer coisa, pois nada é impossível para Deus. Deus pode curar, libertar, distribuições, devolver a vida, restaurar casamentos, mas para isso venha ocorrer deve estar dentro do seu propósito.
Jó 42:2 – Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.
E quando Deus tem que operar, nada pode impedir a realização dos seus propósitos. A exemplo disso temos Lázaro o amigo de Jesus, que já estava morto, mas era a proposta de Deus que Lázaro ressuscita. Aos olhos humanos era algo impossível de se realizar, mas diante do propósito de Deus Lázaro teve de ressuscitar dentre os mortos.
Vemos também que Jesus levou um tempo para chegar até a família de Lázaro, pois Jesus comprei dia que este tempo era necessário para que o nome do pai pudesse ser glorificado.
Da mesma forma acontece em nossas vidas, pois buscamos a Deus em oração, clamamos-lhe por algo que ainda não recebemos, mas acreditamos que acontecerá no momento em que o propósito de Deus for nos abençoar com aquilo que pedimos.
Eclesiastes nos ensina que não devemos tentar ajudar Deus, mas sim aprender a esperar em Deus. Toda bênção recebida no momento certo traz felicidade, mas toda “benção” recebida do momento errado traz consigo tribulações.
É de extrema importância que é o pedimos algo a Deus devemos pedir que ele nos entregue no seu tempo e segundo a sua vontade e seu propósito.
Clique aqui e conheça o estudo que desenvolvemos: Efésios 4:5 – Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;