Salmos 70 – Davi clama ao senhor: apressa-te, ó Deus, em me livrar; SENHOR, apressa-te em ajudar-me.

Published On: 28 de julho de 2022Categories: Estudo Bíblico

 O Salmos 70 é conhecido por muitos como o salmos da lamentação de Davi. A autoria deste salmos também é atribuída a Davi. Neste Salmos vemos Davi realizando um pedido para que Deus viesse com sua intervenção divina e o atendesse de modo urgente.

 Compreendemos que o salmista estava sendo atacado, por isso a necessidade de buscar socorro em Deus de forma tão extrema.

 O Salmos 70 também retrata de forma muito clara, os momentos de aflições que o ser humano enfrenta neste mundo. Diante das aflições somos também levados ao tempo da espera, onde aguardamos o momento da resposta de Deus a nosso favor. Quantas vezes chegamos ao nível, em que dizemos para Deus se apressar em nosso favor? 

O Salmos 70 e a necessidade de Davi

 Vemos neste Salmos, um pedido realizado a Deus, visando alcançar um livramento, mas este pedido é um pedido intenso em meio a uma aflição. Davi naquele momento estava com uma necessidade urgente, pois era uma questão de vida ou morte. Davi confiava que Deus poderia trabalhar em seu favor, mas a aflição era tão grande que ele chega a ponto de pedir que o senhor viesse apressar-se em ajudá-lo.

 Podemos observar neste Salmos que Davi se encontrava cercado pelos seus inimigos. No momento de maior aflição do ser humano, é de extrema importância que venhamos confiar em Deus e jamais tentarmos resolver algo confiando em nós mesmos. Davi se encontrava num nível extremo de aflição, mas em momento algum abandonou sua confiança em Deus. 

Salmos 70:1Apressa-te, ó Deus, em me livrar; SENHOR, apressa-te em ajudar-me.

 Davi pede a derrota dos seus inimigos

 Davi então busca ao Senhor para que seus inimigos venham ser derrotados e envergonhados.

Salmos 70:2Fiquem envergonhados e confundidos os que procuram a minha alma; voltem para trás e confundam-se os que me desejam mal.

 Davi compreende que os seus inimigos estavam em busca da sua derrota, mas que Deus poderiam conceder livramento. Se olharmos para toda a trajetória de Davi, vemos que as suas experiências passadas geraram forças para vencer as adversidades presentes e futuras.

 Compreendemos que a adversidade que o ser humano passa hoje é aprendizado e fortalecimento para vencer as adversidades que estão por vir. 

 Na época em que o Salmos 70 foi escrito havia uma grande crença que os exércitos marchavam pela ordem dos deuses. Então quando um exército saia para o campo de batalha e voltava vencedor, aquela vitória era atribuída ao deus ao qual aquele exército servia.

Salmos 70:3 – Virem as costas como recompensa da sua vergonha os que dizem: Ah! Ah!

 Podemos concluir que os inimigos de Davi no Salmos 70 não estavam apenas querendo derrotar Davi, mas sim queriam atacar a honra de Deus.

 A alegria daqueles que buscam ao Senhor

 Enquanto o homem mau e maligno tem prazer na sua maldade para com próximo. Aquele que teme ao Senhor tem o prazer em realizar aquilo que é bom aos olhos de Deus. Vive uma vida de justiça e retidão demonstrando a real característica do justo.

Salmos 70:4 – Folguem e alegrem-se em ti todos os que te buscam; e aqueles que amam a tua salvação digam continuamente: Engrandecido seja Deus.

 Aquele que tem prazer nas coisas de Deus, demonstra o seu novo nascimento e os seus frutos. O próprio senhor Jesus Cristo nos ensina que é possível identificar a pessoa pelos seus frutos. Mateus 7:20 – Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

 O reconhecimento de quem verdadeiramente somos

 Um dos maiores problemas do ser humano é verdadeiramente compreender quem ele é de verdade, e entender o quão ele é dependente de Deus.

Salmos 70:5 – Eu, porém, estou aflito e necessitado; apressa-te por mim, ó Deus. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; Senhor, não te detenhas.

 Davi reconhecia que ele era ser humano, e que ele era completamente dependente da intervenção de Deus. Davi reconheceu o seu momento, e Davi vai descrever para Deus o quão seu coração se encontrava em aflição naquele momento. O rei Davi se declara para Deus.

 Tu és o meu auxílio: Davi compreende que nada que ele fizesse iria retirá-lo daquela situação, mas bastava a intervenção de Deus para mudar toda sua história diante daquele momento.

 O meu libertador: Davi compreendia que os seus inimigos e suas aflições, não eram nada diante do poder de Deus, pois apenas Deus conseguiria livrá-lo Como já havia dado livramento em outras vezes.

 O Salmos 70, nos ensina que no momento de aflição, devemos buscar ajuda em Deus. Não importa quem seja o teu inimigo apenas os apresente a Deus, pois certamente Deus te dará vitória sobre a tua adversidade.

Clique e confira o estudo que preparamos: Como Davi foi escolhido para se tornar rei?

Share this article

Written by : Ministério Veredas Do IDE

Leave A Comment

Follow us
Latest articles