Hoje quantos jovens realizam diversos tratamentos com psicólogos, pois não sabem como lidar com a ansiedade, depressão e entre outras doenças?
O medo intenso, nervosismo e até mesmo uma preocupação é um sentimento de ansiedade. Os sentimentos citados nada mais são do que uma reação natural do ser humano, mas na maioria das vezes, torna-se um distúrbio que se manifesta quando atrapalha as tarefas diárias. Sabemos que o transtorno de ansiedade são mais comuns do que se imagina.
Atualmente psicólogos alertam que uma das causas de ansiedades foi a pandemia. A psicologia diz que os transtornos de ansiedades é, na verdade, um estado onde o sentimento, incerteza e a angústia, caracterizadas pelo sentimento de medo e insegurança, se sobressaem descontroladamente.
Sabemos que é importante, sim, um acompanhamento com psicólogos, para que lhe ajude a lidar com esse momento, mas a bíblia sagrada também nos ajuda a encontrar a paz interior.
Filipenses 4:6-7 — Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.
Como encontrar a Paz?
Muitos se perguntam onde podem buscar, e achar verdadeira paz de espírito? Primeiramente devemos compreender que paz significa, estado de calmaria, de harmonia, de concórdia e de tranquilidade; calma.
Uma casa que possui paz é aquela que, mesmo com toda humildade, possui felicidade. Quando existe a paz em um lar, lá é o lugar que você deseja estar depois de um dia de trabalho cansativo.
Infelizmente, quando um lar não possui paz, toda família padece, pois, é um lugar onde aqueles que ali residem, não possuem o desejo de estar ali.
Quais as consequências da ausência de paz
Calmaria se torna agitação, inquietação e irritação.
Harmonia se torna em oposição, gerando conflitos e contradições.
Concordância se torna em desconsentimento, gerando o desentendimento, desavença, rivalidade e por fim em um combate.
Tranquilidade se torna fúria, revolta e raiva.
A falta de paz traz consigo a desconfiança, desesperança, pessimismo, receio, temor, medo e o abalo, gerando sentimentos de interrogação e desequilíbrio.
Segundo a OMS (Organização Mundial Da Saúde) o Brasil bate recorde em ansiedade e depressão. Quando olhamos o histórico destas pessoas vemos pessoas que estão preocupadíssimas com seu amanhã, com metas e objetivos.
A bíblia diz que não devemos ver preocupados com coisa alguma. Em vez de nos preocuparmos, devemos buscar a Deus em oração, pedindo aquilo de que precisamos e agradecendo-lhe por tudo que ele já fez.
Apenas em Deus encontraremos a verdadeira paz, que excede todo entendimento e que guardará nosso coração e nossa mente em Cristo Jesus.
A morte não trará a paz!
Muitas pessoas enganadas, acreditam que a morte trará paz para suas vidas, mas Deus não deseja que você morra ou se mate, Deus deseja que você viva.
Salmos 42:11 — Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.
Muitas vezes nos pegamos desacreditados em nossas capacidades, quem sabe uma palavra nos feriu, pois, palavras doem muito mais do que uma agressão física.
Deus está dizendo que você é importante para Ele. Deus está ensinando que se permitirmos que Ele faça morada em nossos corações, ele preenche todo e qualquer vazio da alma, e enche a nossa vida de paz, alegria e felicidade.
A falsa felicidade por trás das drogas e dos vícios!
Os vícios proporcionam a mente humana uma ilusão de “paz”, pois ao término do efeito do vício, seja ele qual for, o ser humano tornará a sentir a ausência de paz.
Infelizmente não é difícil encontrar pessoas que por algum motivo não alcançaram seus sonhos e objetivos, perderam aquilo que admiravam e por fim, terminam se frustrando. A decepção ou frustração leva à melancolia, que chegando a um estado de tristeza tão intenso, caracterizando a inibição das funções motoras e psicomotoras, onde encontramos pessoas vitimas da depressão, e muitos que chegam ao ponto de escolherem a autodestruição (suicídio) ou terminam no uso obsessivo das drogas.
Os vícios estão diretamente associados a vontade de encontrar algo que proporcione “momentos de paz, alivio ou repouso” sendo eles um prazer momentâneo.
Como encontrar a paz verdadeira?
Esteja disposto a mudar! Oque te impede de conhecer a paz que somente encontramos em Jesus?
Aceitar a Jesus é de graça, por este motivo se torna “fácil” aceitar a jesus, pois não precisamos pagar nada por isso. Jesus é o caminho para podermos alcançar a paz verdadeira.
João 14:6 –Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode vir ao Pai senão por mim.
Quem deixa sua vida, para seguir a Jesus, não está apenas se tornando um “crente” como muitos dizem por aí, mas sim estão no caminho para alcançar a paz de Deus, que excede todo o entendimento.
Um concelho: Porque procuras a paz em todos os lugares, enquanto ela sempre esteve ao seu lado? Jesus está aí do seu lado e deseja lhe conceder a paz. Paz essa que não é momentânea, mas sim duradoura. Viva em paz, a partir de hoje, mude! Não importa qual seja sua religião, saiba que Jesus te ama, busque uma igreja próxima de sua casa e aceite a Jesus, e peça que ele derrame paz sobre tua vida e tua casa.
Deus sempre concede aquilo que pedimos, não tire sua vida, pois você é tão importante para Deus. Siga o concelho acima e veja quão maravilhas Deus pode fazer na sua vida e a sua casa.
Viva um dia de cada vez, muitas vezes queremos viver um dia como se não houvesse o amanhã. Entenda que o nosso amanhã pertence a Deus, viva o hoje, valorize sua vida e veja o quão bela pode ser a vida com Jesus.