Porque Deus me ama tanto assim? Em muitos momentos, somos tomados por perguntas como esta, e queremos saber mais a respeito de Deus e o seu infinito amor.
Quando falamos do amor de Deus para conosco, pensamos a respeito de quem éramos e quem somos hoje, e chegamos à pergunta chave deste estudo bíblico: O porquê Deus me ama?
Quando falamos a respeito do amor de Deus para com o ser humano, vemos um amor tão grande, envolvente e poderoso.
Por mais que viéssemos aqui um livro escrever não conseguiríamos nele descrever o quão grande e poderoso é o amor de Deus para com o homem.
João 3:16 — Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Este versículo traz ensinamentos no qual se torna possível compreender o porquê Deus me ama tanto assim.
João 3 16 — está revelando o coração e o propósito de Deus para com a humanidade, ensinando que o amor de Deus é suficientemente imenso para abranger todos os homens e o mundo.
Deus ‘dá’ o seu filho único, como sacrifício na cruz pelos pecados que eram nossos, e a expiação dos pecados procede do coração de Deus, que é riquíssimo em amor.
Jesus Cristo de modo nenhum foi obrigado a fazer tal sacrifício, mas foi até às últimas consequências por amor a nós. E vale aqui ressaltar que no momento em que Jesus está crucificado Ele diz: Lucas 23:34 — “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.”
Mediante grande amor de Deus, manifestado através do sacrifício de Cristo Jesus, nós cremos que Ele existe e que Ele nos ama, e aqui crer inclui três elementos principais.
1° A convicção de que Cristo é verdadeiramente o filho de Deus, e o único salvador do perdido pecador.
2° A comunhão com Cristo pela nossa, auto, submissão, dedicação e obediência a Ele.
3° Plena confiança em Cristo de que ele é capaz e também quer conduzir o crente à salvação final e à comunhão com Deus no céu.
Talvez você esteja dizendo eu não vejo a razão por que Deus me ama assim! O amor de Deus é manifesto por intermédio de Cristo Jesus, para que o homem não perecesse e aqui quando falamos a palavra perecer, não estamos nos referindo apenas a morte física, mas estamos falando das pavorosas, a realidade do castigo eterno no inferno.
Mateus 10:28 — E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.
A palavra de Deus está dizendo que não devemos temer aqueles que matam apenas o corpo, pois eles não podem tocar em nossa alma, mas sim devemos temer a Deus, porque Ele pode destruir no inferno tanto o corpo como a alma.
A palavra de Deus nos ensina que a existência do homem não termina com a morte, mas que continua para toda eternidade, seja na presença de Deus, ou no lugar de tormento. Jesus está nos ensinando que existe um lugar de castigo eterno para todos aqueles condenados por rejeitarem o plano da salvação.
Devemos ter em mente que Deus enviou o seu único filho para morrer por nós na cruz, para que ninguém pereça, pois, Deus não deseja que o homem vá para o inferno, pois todo aquele que nele crê, não irá aparecer, mas terá a vida eterna.
A vida eterna é uma dádiva que Deus dá ao homem quando ele nasce de novo, ou seja, quando o homem levanta suas mãos cansadas e aceita Jesus Cristo, como único e suficiente salvador de sua vida, e a partir daquele momento ele decide viver algo novo.
O nascer novamente significa que se roubava, não rouba mais, se matava, não mata mais, se prostituía, não se prostitui mais, porque ele agora é uma nova criatura, abandonou se as velhas práticas e os pecados para viver uma vida segundo querer e a vontade de Deus.
Como está escrito em Gálatas 2:20 — Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
E talvez você tenha chegado até aqui e se perguntado, tenho falhado, pecado, errado, porque Deus me ama tanto assim? A grande realidade é que Deus neste exato momento não está olhando para os erros que você cometeu até aqui, mas ele quer e se interessa muito por como você será, a partir daqui.
Ou seja, a decisão que você tomar a partir deste momento de largar o velho homem para trás, e viver em novidade de vida, é a partir daqui que Deus quer tratar contigo. O amor de Deus é tão grande que a partir deste momento Ele apaga todas as tuas transgressões e começa a reescrever uma nova história.
Quando decidimos abandonar os nossos pecados, reconhecemos os nossos erros, e voltamos a Deus com humildade, implorando o seu perdão e a sua misericórdia, sua graça nos alcança e transforma.
Deus está nos ensinando o caminho para alcançar o reino dos céus, e Jesus Cristo é o único caminho, pois ele mesmo diz em João 14:6 – Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.