Qual é o meu legado?

Published On: 25 de agosto de 2022Categories: Estudo Bíblico

Se hoje você morre-se, qual seria o seu legado? Como as pessoas se lembrariam de você?

Você seria lembrado como aquele que fez coisas boas ou como aquele que fez apenas coisas ruins?

Legado significa: [No Figurado] O que é passado às gerações que se seguem 

Legados positivos

Na bíblia existem pessoas que deixaram legados marcantes, lembrados até os dias de hoje. 

O legado de Abraão

Abraão, nosso pai na fé, nos deixou um legado importantíssimo, pois nos ensina que seremos abençoados por Deus mediante nossa fidelidade a ele.

Nos ensina que passaremos por momentos em que nossa fé será colocada a prova e que precisamos continuar firmes.

Gênesis 12:1-3 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.

E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

As bençãos não recaíram apenas sobre nosso patriarca Abraão, mas sim a toda sua descendência. De modo a nos ensinar que ao permanecermos fiéis a Deus as bençãos de Deus não caem apenas sobre nós, mas se estende a toda nossa família.

O legado de Jó

Sabia que o maior desejo de Jó, o próprio Deus, foi quem realizou? Sim, é verdade! Jó desejava que sua história pudesse virar um livro e seu desejo foi atendido.

Jó 19:23 Quem me dera agora, que as minhas palavras fossem escritas! Quem me dera, fossem gravadas num livro!

Jó deixou um grande ensinamento, nos mostrando que Deus é quem dá, e também é aquele que tira. Diante das perdas da vida, devemos permanecer fiei em Deus.

O ser humano muitas vezes não está acostumado a perder, e alguns culpam a Deus pelas perdas. Jó nos ensina que devemos reconhecer que em tudo existe o propósito de Deus.

A história de jó nos faz compreender que nossos sonhos são, sim, realizados por Deus.

A sua história deve ser igual a destes homens citados acima que devem servir de inspiração para as gerações futuras.

Legados negativos

Existem diversos tipos de legados que, marcaram tão negativamente que não merecem lembranças, ou são lembrados como exemplo para que outras pessoas venham a não cometer os mesmos erros.

O homem rico, foi um exemplo de legado negativo, pois sabemos que o rico, mesmo tendo fartura em sua mesa, jamais ajudou a Lázaro, o mendigo, que vivia a porta de sua casa. Sabemos que somos abençoados à medida que abençoamos, mas o duro coração daquele homem o levou a morte e ao inferno.

Lucas 6:38 — Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.

Aqui falamos de um legado negativo, mas infelizmente atual, estamos falando do egoísmo. Nos dias de hoje muitas pessoas com acesso ao alimento diário, mas não valorizam, pois, desperdiçam, jogam fora. Ao mesmo tempo, existem milhares de pessoas que estão a dias sem se alimentar.

Infelizmente o ser humano só reconhece o legado de alguém, no momento em que está diante de um cerimonial fúnebre. Muitas vezes ali é reconhecido que se vai um pai, uma mãe exemplar.

O ser humano deve compreender que viemos a este mundo sem nada, e por mais que construiremos “uma carreira de sucesso” ao término da vida partiremos sem levar nada deste mundo.

Legados são eternizados mesmo após a morte!

Compreendemos que quando a morte bate à porta temos a oportunidade de sermos eternizados nas lembranças, sejam elas de ações boas ou ruins.

Existiram dois homens que deixaram legados importantíssimos para a igreja cristã no Brasil. Em 1911 nascia a igreja Missão de Fé Apostólica que, mais tarde, se transformaria na Assembleia de Deus. Seus fundadores foram os missionários suecos Gunnar Vingren e sua esposa Frida Vingren e Daniel Berg com sua esposa Sara Berg, que chegaram a Belém, no final de 1910, vindos dos EUA.

Veja o quão grande é o legado deixado por estes homens, pois, através deles existem igrejas espalhadas pelo mundo até os dias de hoje. O evangelho e hinos da harpa cristã foram traduzidos para nosso idioma. 

Entendemos que todos já se encontram na glória, e que exerceram um ministério brilhante neste mundo e seus legados que são lembrados positivamente até os dias de hoje.

Ao sair daqui reflita como você será lembrado! Seu legado será por coisas boas que realizou, ou por ciosas más?

Enquanto estamos em vida, temos a oportunidade de construir um legado positivo na sua família, no seu emprego, na sua igreja, ou seja, por onde passar construa legados positivos.

Confira o estudo bíblico: Qual é o Seu chamado?

Share this article

Written by : Ministério Veredas Do IDE

Leave A Comment

Follow us
Latest articles