Salmos 70 é conhecido por muitos como o salmo da lamentação de Davi. A autoria deste salmo também é atribuída a Davi. Neste salmo, vemos Davi realizando um pedido para que Deus viesse com sua intervenção divina e o atendesse de modo urgente.
Compreendemos que o salmista estava sendo atacado, por isso a necessidade de buscar socorro em Deus de forma tão extrema.
O Salmos 70 também retrata de forma muito clara os momentos de aflições que o ser humano enfrenta neste mundo. Diante das aflições, somos também levados ao tempo da espera, onde aguardamos o momento da resposta de Deus a nosso favor. Quantas vezes chegamos ao nível em que dizemos para Deus se apressar em nosso favor?
O Salmos 70 e a Necessidade Urgente de Davi
Vemos neste salmo um pedido realizado a Deus, visando alcançar um livramento, mas este pedido é intenso em meio a uma aflição. Davi, naquele momento, estava com uma necessidade urgente, pois era uma questão de vida ou morte.
Davi confiava que Deus poderia trabalhar em seu favor, mas a aflição era tão grande que ele chega ao ponto de pedir que o Senhor viesse apressar-se em ajudá-lo.
Podemos observar neste salmo que Davi se encontrava cercado pelos seus inimigos. No momento de maior aflição do ser humano, é de extrema importância que venhamos confiar em Deus e jamais tentarmos resolver algo confiando em nós mesmos.
Davi se encontrava num nível extremo de aflição, mas em momento algum abandonou sua confiança em Deus.
Apressa-te, ó Deus, em me livrar; Senhor, apressa-te em ajudar-me. (Salmos 70:1, ACF)
Davi Pede a Derrota dos Seus Inimigos
Davi então busca ao Senhor para que seus inimigos venham ser derrotados e envergonhados.
Fiquem envergonhados e confundidos os que procuram a minha alma; voltem para trás e confundam-se os que me desejam mal. (Salmos 70:2, ACF)
Davi compreende que os seus inimigos estavam em busca da sua derrota, mas que Deus poderia conceder livramento. Se olharmos para toda a trajetória de Davi, vemos que as suas experiências passadas geraram forças para vencer as adversidades presentes e futuras.
Compreendemos que a adversidade que o ser humano passa hoje é aprendizado e fortalecimento para vencer as adversidades que estão por vir.
Na época em que o Salmos 70 foi escrito, havia uma grande crença que os exércitos marchavam pela ordem dos deuses. Então, quando um exército saía para o campo de batalha e voltava vencedor, aquela vitória era atribuída ao deus ao qual aquele exército servia.
Virem as costas como recompensa da sua vergonha os que dizem: Ah! Ah! (Salmos 70:3, ACF)
Podemos concluir que os inimigos de Davi no Salmos 70 não estavam apenas querendo derrotar Davi, mas sim queriam atacar a honra de Deus.
A Alegria dos que Buscam ao Senhor
Enquanto o homem mau e maligno tem prazer na sua maldade para com o próximo, aquele que teme ao Senhor tem prazer em realizar aquilo que é bom aos olhos de Deus. Vive uma vida de justiça e retidão, demonstrando a real característica do justo.
Folguem e alegrem-se em ti todos os que te buscam; e aqueles que amam a tua salvação digam continuamente: Engrandecido seja Deus. (Salmos 70:4, ACF)
Aquele que tem prazer nas coisas de Deus demonstra o seu novo nascimento e os seus frutos. O próprio Senhor Jesus Cristo nos ensina que é possível identificar a pessoa pelos seus frutos.
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. (Mateus 7:20, ACF)
O Reconhecimento de Quem Verdadeiramente Somos
Um dos maiores problemas do ser humano é verdadeiramente compreender quem ele é de verdade e entender o quão ele é dependente de Deus.
Eu, porém, estou aflito e necessitado; apressa-te por mim, ó Deus. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; Senhor, não te detenhas. (Salmos 70:5, ACF)
Davi reconhecia que ele era ser humano e que era completamente dependente da intervenção de Deus. Davi reconheceu o seu momento e vai descrever para Deus o quão seu coração se encontrava em aflição naquele momento. O rei Davi se declara para Deus.
Tu és o meu auxílio: Davi compreende que nada que ele fizesse iria retirá-lo daquela situação, mas bastava a intervenção de Deus para mudar toda sua história diante daquele momento.
O meu libertador: Davi compreendia que os seus inimigos e suas aflições não eram nada diante do poder de Deus, pois apenas Deus conseguiria livrá-lo, como já havia dado livramento em outras vezes.
O Salmos 70 nos ensina que, no momento de aflição, devemos buscar ajuda em Deus. Não importa quem seja o teu inimigo, apenas os apresente a Deus, pois certamente Deus te dará vitória sobre a tua adversidade.